Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIA LUIZA BAZZO
Depto
DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS / ACL/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Farmácia
Titulo
Atividades supervisionadas do bolsista IC
Resumo

Introdução: Neisseria gonorrhoeae tem chamado a atenção mundial pela sua grande capacidade de desenvolver e adquirir resistência aos agentes antimicrobianos. A crescente e alarmante descrição de isolados resistentes à última linha de tratamento recomendado internacionalmente para gonorreia vem incentivando a busca por novas opções terapêuticas.

Objetivo: Avaliar o desempenho e verificar o potencial antimicrobiano de compostos sintéticos e naturais contra N. gonorrhoeae, utilizando isolados de coleção.

Metodologia: Triou-se um grupo de substâncias de compostos isolados, extratos e frações, totalizando 187 compostos, dos quais 119 são sintéticos e 68 naturais pela metodologia REMA (do inglês, Resazurin Microtiter Assay Plate) para avaliação da atividade antimicrobiana. Os compostos que apresentaram os melhores resultados foram escolhidos para seguimento do estudo da curva da determinação da concentração inibitória mínima.

Resultados e discussão: Um composto sintético (RR103) e quatro compostos naturais (AP1, AP10, AP12 e AP16) apresentaram média de inibição da viabilidade bacteriana de 88,6%, 89,9%, 85,5%, 98,8% e 86,5% respectivamente. Entre os compostos naturais, AP12 na concentração de 100 mg/L obteve o melhor resultado, apresentando ação inibitória do crescimento bacteriano acima de 70% em todas as cepas de N. gonorrhoeae, até mesmo nas cepas multirresistentes como as cepas WHO W, WHO Y, WHO X e WHO Z. O composto sintético RR103 apresentou atividade antimicrobiana limitada, obtendo concentração inibitória mínima variável dependendo da cepa que foi utilizada no ensaio.

Conclusão: O composto natural AP12 mostrou-se ser um potencial candidato para futuros estudos de desenvolvimento de novos medicamentos, por demonstrar sua atividade sem depender dos diferentes mecanismos de resistência expressos pelas diferentes cepas testadas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210309
Palavras-chave
Antimicrobiano, compostos sintéticos, compostos naturais, Neisseria gonorrhoeae
ColaboradoresHanalydia de Melo Machado

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br