Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
MARCOS ANTONIO SEGATTO SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS / CIF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Farmacotecnia
Titulo
Aplicação do sistema Glass Impinger para avaliar o desempenho in vitro de pós para inalação
Resumo

O fármaco brometo de ipratrópio (BI) é broncodilatador muscarínico amplamente utilizado no tratamento de doenças pulmonares. Atualmente só está disponível para administração na forma de solução para nebulização, sendo que nesta forma o BI pode acarretar glaucoma, em pacientes predispostos. Atualmente não estão disponíveis no mercado apresentações de BI na forma de pó seco para inalação (DPI).

O presente projeto visou desenvolver, caracterizar e avaliar o desempenho aerodinâmico de formulações inovadoras de BI desenvolvidas na forma DPI.

Na caracterização das formulações foram observadas interações, dentre elas a inclusão do fármaco na cavidade das ciclodextrinas (CDs) presente nas formulações F4, F6 e F14, responsável esta por preservar o BI durante a secagem por Spray-Dryer.

Os ensaios da avaliação aerodinâmica demonstraram que todas as formulações atingem os pulmões e a região traqueobrônquica, mesmo que em quantidades pequenas, sendo considerados satisfatórios.

Entre as formulações de diferentes matrizes carreadoras, a que demonstrou melhor performance aerodinâmica no aparato foi a F4, chegando em porcentagens expressivas nos últimos estágios do aparato A.

Pelos resultados obtidos, a formulação F4 foi a mais promissora para administração pulmonar, demonstrando melhores resultados.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212255
Palavras-chave
Pó para inalação, Via pulmonar, Glass Impinger
ColaboradoresMaristela Denck Colman
Karina Lika Ikeda

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br