Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MAILCE BORGES MOTA
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Psicolingüística
Titulo
Frequência e repetição: efeitos no processamento de estruturas morfológicas e sintáticas complexas
Resumo

A psicolinguística experimental é uma área interdisciplinar que, através de métodos e ferramentas cada vez mais complexos, estuda como a linguagem humana é adquirida, processada e representada no cérebro. Um dos aspectos tratados pela psicolinguística é o processamento sintático, ou como combinamos as palavras para formar frases. Nesse sentido, o paradigma de priming sintático consolidou-se como um método para investigar o processamento e representação de estruturas sintáticas complexas. Os efeitos de priming sintático, eliciados por meio de tarefas utilizando esse paradigma, constituem-se em evidência que auxilia os pesquisadores a compreender melhor quais mecanismos cognitivos possibilitam a aquisição, o processamento e a representação do conhecimento sintático de uma pessoa. Considerando o grande número de estudos sobre o priming sintático, a realização de meta-análises é uma importante atividade na organização do conhecimento disponível sobre o tema. Paralelamente à adoção de novos métodos e ferramentas de análise, o movimento de cientistas por reformas estruturais na condução de pesquisas exige uma rápida adoção de boas práticas de pesquisa para ampliar a transparência das investigações científicas, inclusive na psicolinguística. Dessa forma, este vídeo apresenta as atividades e os resultados obtidos pelo bolsista em relação ao seu treinamento no uso de ferramentas de análise e meta-análise de dados, bem como na adoção de boas práticas científicas no que tange à pesquisa em psicolinguística.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212020
Palavras-chave
Priming, Psicolinguística, Análise de dados, Ciência Aberta
Colaboradores

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