Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARA AMBROSINA DE OLIVEIRA VARGAS
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
PRÁXIS - Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Validação de conteúdo e de critério da escala brasileira de exercício da advocacia do paciente pelos enfermeiros da terapia intensiva
Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as barreiras para defesa do paciente por enfermeiros intensivistas descritas em um Survey realizado com enfermeiros intensivistas de todas as regiões brasileiras.

Método: Pesquisa qualitativa descritiva com obtenção de dados através da aplicação de Survey entre os anos de 2018 e 2019, com enfermeiros intensivistas brasileiros. Realizada análise de conteúdo segundo Bardin.

Resultado: O Survey apresentou respostas de 75 enfermeiros intensivistas, dos quais 48 mencionaram situações negativas acerca da defesa do paciente, obtendo ao total 89 respostas válidas para investigação dos resultados. A partir da análise de conteúdo das descrições que caracterizam-se como obstáculos para o exercício do advocacy por enfermeiros intensivistas emergiram 4 categorias de barreiras para defesa do paciente: Conflitos éticos no fazer e no conviver em terapia intensiva; Divergências e limites clínicos/terapêuticos; Barreiras organizacionais, estruturais e materiais; UTI: um espaço complexo e desafiador.

Conclusão: Demonstrou-se que é inegável a existência de barreiras para realização do advocacy por enfermeiros intensivistas, entretanto o exercício de advogar pelo paciente deve buscar superar a imposição desses obstáculos, pois o ato de advogar faz parte da assistência de enfermagem centrada no paciente.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210237
Palavras-chave
Advocacia do Paciente, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br