Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
RODRIGO BASTOS FERNANDES
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Núcleo de Desenvolvimento de Produtos
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia do Produto
Titulo
Plano de atividades - PIBIC - Pesquisa e desenvolvimento de conceitos para dispositivo de limpeza de tonéis e dutos de inox utilizados para homogenização e transporte de agentes químicos
Resumo

A ideia central dessa pesquisa consiste em desenvolver um (ou mais) dispositivos, preferencialmente automático, capaz de realizar com qualidade e segurança a higienização interna de tonéis de preparação de tintas. Sendo essa uma demanda de empresas do setor, que apresenta tal processo ainda depende de trabalhos manuais. Nesse contexto pode-se identificar problemáticas de pesquisa e oportunidades de desenvolvimento em diversas frentes de trabalho como: evitar contato do colaborador que realiza a limpeza dos tonéis com solvente químico; evitar inalação e concentração de gases tóxicos nas linhas de limpeza e pelos colaboradores; reduzir o ciclo longo de limpeza e, por consequência, o estoque de tonéis; evitar a degradação das paredes dos tonéis e reduzir a insalubridade da área de limpeza.

Entendida a problemática, o bolsista definiu uma sequência de objetivos a fim de desenvolver um projeto com a capacidade de atender as necessidades e fornecer alternativas aos desafios. Como restrições de projeto foram levantados: espaço dedicado ao setor de limpeza, teto de investimentos para o projeto, quantidade de funcionários, segurança do trabalho, impacto ambiental, tecnologia e máquinas empregadas entre outros. Assim, partindo-se da premissa que não há apenas uma solução ideal, o bolsista se comprometeu com a proposição de concepções. No decorrer do projeto houve reuniões periódicas com uma empresa parceira a fim de alinhar e reportar o desenvolvimento do nosso projeto; testes em laboratório; pesquisa de literatura; pesquisa de normas; pesquisa de patentes; benchmarking; emprego de metodologia de projeto, entre outros.

A realização de forma coordenada e cíclica das atividades mencionadas não somente consistiu na estrutura de trabalho e na definição das metas e prazos, como também promoveu benefícios a exemplo da otimização na gestão de tempo, o intercâmbio de conhecimento com outros profissionais, o alinhamento entre os membros da equipe e a troca de informações.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211948
Palavras-chave
Desenvolvimento de produto, Design for X, Projeto conceitual, Dispositivo de limpeza
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br