Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CRISTIANO BINDER |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia de Materiais e Metalúrgica |
Titulo | Avaliação do comportamento tribológico de compósito autolubrificante sinterizado em diferentes regimes de lubrificação. |
Resumo | O desenvolvimento de autolubrificantes é um dos focos do Laboratório de Materiais (LabMat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); em especial aquelas cuja matriz é ferrosa. Sendo assim, o presente trabalho objetiva o estudo da lubrificação sólida, proveniente do compósito autolubrificante, aliada à lubrificação fluida e suas influências sobre o comportamento tribológico do componente. Para tal, selecionou-se uma liga, presente no portfólio do laboratório, na qual o comportamento autolubrificante é consequência da presença do carbono na forma de grafita (C) e do nitreto hexagonal de boro (hBN). O componente fora fabricado a partir da rota convencional da metalurgia do pó e posteriormente à sua produção, o mesmo passou pelo processo de calibração com três cargas distintas, a fim de garantir tanto precisão dimensional quanto acabamento superficial. Em seguida, realizaram-se análises microestruturais e topográficas, com o intuito de assegurar as características desejadas para a liga. Após a definição da superfície melhor calibrada, o estudo avançou para a etapa final, na qual analisou-se os eventos tribológicos provenientes de dois grupos de amostras: o primeironcontendo apenas o lubrificante sólido e o segundo, em condições fluidas, com a adição de um óleo lubrificante. A fim de garantir sua disponibilidade durante todo o contato, as amostras passaram pela etapa de impregnação, na qual saturou-se a porosidade do material. Dessa forma, o presente trabalho destacou, em especial, a influência que tais processos – calibração e lubrificação – exercem sobre o comportamento tribológico do componente. Através dos resultados, foi possível comprovar os efeitos da calibração, podendo prolongar a vida útil do componente.
Observação Importante: este projeto sofreu alterações em relação ao submetido no início da bolsa; pois ele as baseia no mestrado de Letícia Maria Anselmo e a mesma (comm a aprovação do professor orientador) mudou o foco do mestrado.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210179 |
Palavras-chave | Metalurgia do pó, Compósitos autolubrificantes, Calibração, Lubrificação fluida |
Colaboradores | Letícia Maria Anselmo |