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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MARIVETE GESSER |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Estudos sobre Deficiência |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia Social |
Titulo | Plano de Atividades do Bolsista 2 |
Resumo | Essa proposta abrange dois estudos complementares que abordam a dimensão da formação em psicologia para a atuação junto a pessoas com deficiência nas políticas públicas com base na perspectiva dos direitos humanos. Assim, o primeiro, que consiste em um estudo bibliográfico tem como objetivo adquirir conhecimentos voltados à qualificação da formação de psicólogo para a atuação junto às pessoas com deficiência nas políticas públicas em que esse profissional está inserido na perspectiva dos direitos humanos. Já o segundo estudo, vinculado ao meu plano de trabalho como bolsista de iniciação científica, objetiva estudar as contribuições da disciplina “Psicologia e Pessoas com Deficiência” do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina para a formação de psicólogas e psicólogos para a atuação profissional nas políticas sociais em que esses profissionais estão inseridos. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar as contribuições da disciplina "Psicologia e Pessoas com Deficiência" para a formação em psicologia, a qual foi construída com base no campo dos Estudos da Deficiência (Disability Studies) e na legislação brasileira relacionada à deficiência. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada para 14 pessoas que cursaram a disciplina e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo temática (Bardin, 2010). Os resultados indicaram que a disciplina contribuiu para: o rompimento das concepções caritativa e biomédica da deficiência e apropriação do modelo social da deficiência e dos estudos feministas da deficiência; a identificação das pessoas com deficiência como sujeitos políticos; a percepção das barreiras obstaculizadoras da participação social; e para a apropriação de alguns elementos da legislação sobre deficiência. Por fim, ressalta-se a relevância da disciplina estudada para a formação em psicologia na perspectiva dos direitos humanos e da justiça social. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210234 |
Palavras-chave | Políticas Públicas, Formação em Psicologia, Estudos sobre Deficiência, Direitos Humanos |
Colaboradores | Joana Milan Lorandi Vitor Fernando Pereira Martins |