Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIVETE GESSER
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Estudos sobre Deficiência
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia Social
Titulo
Plano de Atividades do Bolsista 2
Resumo

Essa proposta abrange dois estudos complementares que abordam a dimensão da formação em psicologia para a atuação junto a pessoas com deficiência nas políticas públicas com base na perspectiva dos direitos humanos. Assim, o primeiro, que consiste em um estudo bibliográfico tem como objetivo adquirir conhecimentos voltados à qualificação da formação de psicólogo para a atuação junto às pessoas com deficiência nas políticas públicas em que esse profissional está inserido na perspectiva dos direitos humanos. Já o segundo estudo, vinculado ao meu plano de trabalho como bolsista de iniciação científica, objetiva estudar as contribuições da disciplina “Psicologia e Pessoas com Deficiência” do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina para a formação de psicólogas e psicólogos para a atuação profissional nas políticas sociais em que esses profissionais estão inseridos. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar as contribuições da disciplina "Psicologia e Pessoas com Deficiência" para a formação em psicologia, a qual foi construída com base no campo dos Estudos da Deficiência (Disability Studies) e na legislação brasileira relacionada à deficiência. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada para 14 pessoas que cursaram a disciplina e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo temática (Bardin, 2010). Os resultados indicaram que a disciplina contribuiu para: o rompimento das concepções caritativa e biomédica da deficiência e apropriação do modelo social da deficiência e dos estudos feministas da deficiência; a identificação das pessoas com deficiência como sujeitos políticos; a percepção das barreiras obstaculizadoras da participação social; e para a apropriação de alguns elementos da legislação sobre deficiência. Por fim, ressalta-se a relevância da disciplina estudada para a formação em psicologia na perspectiva dos direitos humanos e da justiça social.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210234
Palavras-chave
Políticas Públicas, Formação em Psicologia, Estudos sobre Deficiência, Direitos Humanos
ColaboradoresJoana Milan Lorandi
Vitor Fernando Pereira Martins

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