| Número do Painel | |
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| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | CRISTIANE LAZZAROTTO VOLCAO |
| Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE |
| Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
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| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
| Sub-área do Conhecimento | Psicolingüística |
| Titulo | Aquisição fonológica típica e atípica em crianças brasileiras e portuguesas |
Resumo | Embora o processo de aquisição dos sons de uma língua ocorra de maneira variável, tanto em relação à idade de aquisição quanto à ordem dos sons que vão sendo adquiridos, é possível a identificação de algumas regularidades nas etapas de aquisição fonológica. Visto isto, trabalhos que visam a descrição dessas regularidades são vitais, posto que, ao identificarem os padrões gerais do processo, facilitam a verificação com mais precisão dos desvios na aquisição fonológica. Nesse contexto, Lazzarotto-Volcão (2009), com o suporte de dados da aquisição fonológica típica do português brasileiro descritos pela literatura, propôs o Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), modelo de análise de sistemas fonológicos típicos e atípicos de falantes do PB, que estabelece quatro etapas e possíveis subetapas para o processo de aquisição. O projeto de pesquisa aqui referido, portanto, se propôs a realizar a revisão e a transcrição de produções típicas da fala de gêmeos dizigóticos na faixa etária de um ano e dois meses a quatro anos, coletados anteriormente, e, a partir desse corpus, descrever e a analisar as estratégias de reparo empregadas pelos gêmeos na produção de consoantes fricativas no período coletado, com base nas etapas de aquisição propostas pelo PAC. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212079 |
| Palavras-chave | aquisição da linguagem, fonologia, traços, criança |
| Colaboradores |
