Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
CRISTIANE LAZZAROTTO VOLCAO
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Psicolingüística
Titulo
Aquisição fonológica típica e atípica em crianças brasileiras e portuguesas
Resumo

Embora o processo de aquisição dos sons de uma língua ocorra de maneira variável, tanto em relação à idade de aquisição quanto à ordem dos sons que vão sendo adquiridos, é possível a identificação de algumas regularidades nas etapas de aquisição fonológica. Visto isto, trabalhos que visam a descrição dessas regularidades são vitais, posto que, ao identificarem os padrões gerais do processo, facilitam a verificação com mais precisão dos desvios na aquisição fonológica. Nesse contexto, Lazzarotto-Volcão (2009), com o suporte de dados da aquisição fonológica típica do português brasileiro descritos pela literatura, propôs o Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), modelo de análise de sistemas fonológicos típicos e atípicos de falantes do PB, que estabelece quatro etapas e possíveis subetapas para o processo de aquisição. O projeto de pesquisa aqui referido, portanto, se propôs a realizar a revisão e a transcrição de produções típicas da fala de gêmeos dizigóticos na faixa etária de um ano e dois meses a quatro anos, coletados anteriormente, e, a partir desse corpus, descrever e a analisar as estratégias de reparo empregadas pelos gêmeos na produção de consoantes fricativas no período coletado, com base nas etapas de aquisição propostas pelo PAC.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212079
Palavras-chave
aquisição da linguagem, fonologia, traços, criança
Colaboradores

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