Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
PAULO RICARDO BERTON
Depto
DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Letras
Titulo
A persistência do drama enquanto gênero de engajamento crítico sob a égide dominante da pós-modernidade
Resumo

A pesquisa ​A Persistência do Drama Enquanto Gênero de Engajamento Crítico sob a Égide Dominante da Pós-Modernidade do NEEDRAM/UFSC pretendeu verificar se o drama é possível no século XXI, se ainda é reconhecido como gênero literário/teatral e por fim, concretizar a passagem do texto à cena. Centramos os estudos na Teoria do Drama Moderno, de Peter Szondi, no qual ele analisa autores dramáticos entre o século XIX e o século XX para nomear um momento na história literária como ‘a crise do drama’. Szondi analisa grandes obras e aponta características das mesmas que buscavam alternativas para resolver a contradição apontada por ele entre forma e conteúdo, para enfim indicar o drama épico como a solução para a crise. O primeiro artigo produzido através da pesquisa, O Lugar Não-Dominante do Gênero Dramático na Pós-Modernidade: Os Casos de Peter Szondi e Hans-Thies Lehmann, argumenta sobre o quanto o campo da Escrita Dramática é alvo de ataques de autores que enxergam no gênero épico a solução para a crise ou que criticam a necessidade de estrutura, unidade e significado no drama. O segundo artigo trataria de um tema alinhado a minha pesquisa para o TCC, mas em decorrência das medidas de proteção a saúde, por conta da pandemia do Covid-19, o desenvolvimento do artigo e da pesquisa foram adiados, por serem concebíveis através de elementos práticos. A quinta edição do SBEDR estava marcada para setembro de forma presencial e foi remarcada devido à pandemia.  Através do NEEDRAM, fui uma das autoras dramáticas selecionadas pelo concurso de Escrita Dramática Global Plays, realizado pela George Mason University (GMU), dos Estados Unidos. Os textos dos alunos da UFSC foram apresentados em uma leitura dramática encenada e a leitura dramática das peças dos alunos da GMU foi adiada também por conta da pandemia. A produção artística realizada pelos alunos e a seleção dos mesmos pelo concurso é um grande exemplo do resultado prático na pesquisa em artes.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212171
Palavras-chave
Escrita Dramática, Literatura Dramática, Drama, Teatro, Gêneros Literários, Literatura Engajada
Colaboradores

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