Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização
Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo geral aprofundar a temática alfabetização, por meio do estado do conhecimento nos grupos de pesquisa certificados no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na busca de identificar a ancoragem teórica que os sustentam. E como objetivo específico: Mapear os grupos de pesquisa voltados para a alfabetização nos anos iniciais certificados no portal do CNPq; Foi construído um caminho metodológico com a orientadora a partir do descritor ‘linguagem’ no link ‘Buscar grupos’ no diretório do portal CNPq, na busca pelos grupos e seus líderes; assinalando o status atualizado e líder; e também utilizando os filtros nas Grandes Áreas das Ciências Humanas (na área específica da Educação) e Linguística, Artes e Letras (nas áreas específicas de letras e linguística) a fim de encontrar os grupos para aprofundamento da pesquisa. Os resultados encontrados foram organizados em quadros com os nomes dos grupos, seus líderes, área de predominância e instituição, bem como quadros apenas com os grupos voltados para alfabetização também com tais informações descritas. A pesquisa continua em andamento até 2021 e está sendo verificado por meio do acesso a resumos de teses e dissertações desses grupos já selecionados a partir do banco de dados da CAPES, quais são os grupos que pesquisam a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se identificam com os pressupostos da perspectiva histórico- cultural e com abordagem discursiva de linguagem. Além dos resultados já encontrados e leituras de aprofundamento realizadas para ampliar as discussões sobre alfabetização e fomentar a pesquisa, está sendo elaborado em parceria com a orientadora um artigo para publicação desses dados.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211777
Palavras-chave
Alfabetização; Letramento; Grupos de Pesquisa; Ancoragem Teórica.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br