Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ELIANE SANTANA DIAS DEBUS |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | De lá para cá: as literaturas africanas de língua portuguesa para infância publicadas no Brasil no período de 2013 a 2018 |
Resumo | A Lei nº 10.639/2003, que instituiu no Brasil a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar da Educação Básica, bem como os documentos para a sua implementação, por certo fomentou a publicação e circulação mercadológica de livros para infância que se dividem em três categorias: 1) literatura que tematiza a cultura africana e afro-brasileira; 2) literatura afro-brasileira; e 3) literaturas africanas (DEBUS, 2017, p.33). E é sobre esta última que esta pesquisa se debruçou com o objetivo analisar os 10 livros de autoria de escritores moçambicanos publicados pela editora Kapula (São Paulo) entre os anos de 2015 a 2018, por meio da coleção “Contos de Moçambique” a fim de estudar a sua produção escrita (principais gêneros, recursos lexicais e semânticos) e ilustrações. Metodologicamente, a pesquisa assume o caráter qualitativo ao analisar os livros em tela a partir do referencial teórico da literatura para infância (DEBUS, 2017; ARAÚJO, 2017); da educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014), da história das literaturas africanas e seu contexto (NOA, 2017; OLIVEIRA, 2014; FONSECA; MOREIRA, 2007). Como resultado temos: a contextualização da literatura para infância em Moçambique e a resenha dos dez contos da Coleção com resultados prévios da linguagem verbal e da linguagem visual. Dar visibilidade às literaturas africanas, nesse caso de língua portuguesa, possibilita ao leitor brasileiro a ampliação do seu olhar frente à representação de uma cultura diversa, mas ao mesmo tempo tão próxima, considerando que a cultura brasileira tem a sua matriz imbricada a cultura daquele continente. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212478 |
Palavras-chave | literatura; infância; Moçambique |
Colaboradores |