Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
GABRIELA MARCELLINO DE MELO LANZONI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Cuidado ao usuário em transição entre os serviços na Rede de Atenção à Saúde: subsídios para liderança de enfermagem
Resumo

Objetivo: O propósito deste estudo é analisar as variáveis envolvidas na continuidade do cuidado de crianças com condições crônicas de saúde e como tem sido sua transição dentro da Rede de Atenção à Saúde.

Métodos: O estudo foi elaborado a partir de métodos mistos, a fase quantitativa transversal com 202 participantes e a qualitativa utilizando a Teoria Fundamentada em Dados com uma amostra de 35 constituintes, dos hospitais universitário e infantil de Santa Catarina. Os dados foram integrados ao final da coleta onde se buscou consolidar os resultados qualitativos utilizando os dados quantitativos.

Resultados: Duas categorias foram criadas após a análise dos dados qualitativos: Buscando promover a continuidade do cuidado da criança com condições crônicas na Rede de Atenção à Saúde e Desconhecendo a trajetória do paciente após a alta hospitalar e sua integração com a Atenção Primária. Os dados referentes a variação de gênero, instituição hospitalar, vínculo com a criança, internações anteriores, CID-10 e correlação de idade e dias de internação, não obtiveram resultados significativos. A média do CTM-15 Brasil indicou qualidade satisfatória na transição do cuidado e a variável de município indicou que municípios adjacentes a instituição hospitalar de referência apresentam uma qualidade perceptiva maior de transição do cuidado do que municípios mais distantes.

Conclusão: A continuidade do cuidado dos pacientes possui diversas barreiras que impedem a transição entre serviços ou domicílio de forma qualificada, sendo necessária a utilização de estratégias respaldadas e incentivadas por políticas públicas.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211789
Palavras-chave
Enfermagem; gestão em saúde; integralidade; saúde da criança.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br