Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
DANIELA KARINE RAMOS
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Games e o controle inibitório: uma proposta de desenvolvimento de um jogo para o desenvolvimento do controle emocional em crianças
Resumo

O presente trabalho busca apresentar um relatório sobre as experiências e atividades realizadas durante um ano como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As atividades do projeto de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Extensão em Jogos Cognitivos – LabLudens / UFSC tinha como objetivo investigar o uso dos games em relação ao controle inibitório, destacando-se a emoção, propondo a criação de um protótipo do jogo e avaliar seu impacto sobre a competência emocional. Primeiramente, conceituaremos aspectos importantes como funções executivas, controle inibitório, emoções e a relação destes com a aprendizagem e em seguida, citaremos pesquisas que relatam a ação positiva de jogos eletrônicos sobre esses construtos. Na metodologia, serão abordados os procedimentos efetuados assim como os instrumentos utilizados. Os resultados apresentaram uma baixa melhora na média dos desempenhos do grupo experimental, na comparação antes e depois da aplicação dos jogos, e também quando comparados com o grupo controle.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212468
Palavras-chave
competência emocial, games, jogos, funções executivas
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br