Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CELIA REGINA VENDRAMINI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | TMT - Núcleos de estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Tópicos Específicos de Educação |
Titulo | Migração e escolarização na Educação de Jovens e Adultos – Núcleo Rio Vermelho, Florianópolis/SC |
Resumo | O presente resumo refere-se ao projeto “Migração e Escolarização: a realidade de jovens estudantes e trabalhadores”, vinculado ao TMT – Núcleo de estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, no CED/UFSC. O objetivo da pesquisa consiste em analisar a trajetória e as condições materiais da vida dos estudantes matriculados na EJA em Florianópolis – SC, com foco específico no bairro do Rio Vermelho. O local foi escolhido com base em levantamentos anteriores do grupo, realizados em 2018, onde se constatou alto número de estudantes migrantes matriculados, com uma porcentagem de 69%. A metodologia utilizada consistiu em: a) Leitura e discussão de bibliografias que dão suporte teórico para compreender as temáticas abordadas na pesquisa; b) Coleta das fichas de matrícula dos estudantes da EJA, com local de nascimento; c) Elaboração de gráficos e descrição dos dados, utilizando indicadores de sexo, ano e local de nascimento; d) Análise qualitativa de dados nas fichas físicas de matrícula, as quais contam com maiores informações sobre os estudantes, a respeito do trabalho, renda e moradia. As discussões tratam da condição de reprodução da vida dos estudantes migrantes e, deste modo, traçam um panorama que aborda a interrupção dos percursos escolares no contexto de precarização da força de trabalho. Os dados constatam que entre os migrantes, cerca de 97% estão submetidos as relações de trabalho informais e ao desemprego. A condição de moradia desses estudantes também chama a atenção, sendo 64,1% dependente de aluguéis, o que pode ser indicativo de baixa expectativa de permanência na cidade. Tal cenário, nos leva a concluir que as dificuldades de conciliar trabalho e estudo, somadas ao constante deslocamento, acabam ocasionando a interrupção da trajetória educacional dos estudantes migrantes, deixando a escola em segundo plano devido à necessidade de priorizar a reprodução das suas vidas, recorrendo a EJA enquanto alternativa para o retorno ao percurso escolar. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211769 |
Palavras-chave | migração, trabalho, escolarização, EJA. |
Colaboradores |