Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANDRÉA CRISTINA KONRATH
Depto
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA / INE/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Probabilidade e Estatística
Titulo
Estudo estatístico dos acidentes de trânsito nas rodovias federais
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo temporal dos acidentes de trânsito em rodovias federais brasileiras. Os dados utilizados foram obtidos no banco de dados públicos oficial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no qual um boletim de acidente de trânsito (BAT) é emitido. Na primeira etapa do estudo foi realizado uma análise exploratória para os acidentes no estado de Santa Catarina. Dentre os achados nesta etapa cabe destacar: que o percentual de vítimas do sexo masculino foi de 87,4%. Pessoas do sexo masculino se envolvem mais em acidentes cujas causas são velocidade incompatível, ingestão de álcool e ultrapassagem indevida, além de que possuem uma maior proporção de fatalidade por acidente. Novas leis introduzidas com o objetivo de diminuir o número de acidentes com estas causas mostraram-se ineficientes. Na segunda etapa do estudo, foi realizada a análise de séries temporais para os acidentes, que foram divididos em três categorias (leves, graves e fatais). Foram utilizados os modelos autorregressivos integrados de média móvel sazonal (SARIMA), tendo como critério de avaliação do modelo os valores do U-Theil e o critério de informação de Akaike (AIC). Previsões de acidentes para os meses novembro de 2019 até abril de 2020 foram realizadas para as três categorias e comparadas com os valores reais observados. Os resultados mostram que o modelo SARIMA é uma boa opção para as séries temporais analisadas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211779
Palavras-chave
Acidentes de trânsito, Técnicas Estatísticas, Séries Temporais
ColaboradoresLuiz Ricardo Nakamura

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