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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MARIA DE LOURDES ALVES BORGES |
Depto | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA / FIL/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Ética e Filosofia Política - Néfipo |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Filosofia |
Titulo | Motivação, Prazer e Desprazer na Filosofia Prática Kantiana |
Resumo | A antropologia proposta por Kant aplica os princípios morais da filosofia prática pura sobre o homem, por meio da experiência. Sua teoria considera os modos de agir do homem em relação a sua moralidade e liberdade prática. Ela pode ser entendida como a teoria da práxis da vida, pois estimula o homem a ser o supremo fim de si mesmo, aperfeiçoando-se mediante uma cultura progressiva que tem como fim os conhecimentos e habilidades, para que sirvam de uso do mundo. O objeto mais importante no mundo, que o homem pode aplicar, é ele mesmo. Na introdução à Fundamentação Kant nos apresenta a separação entre metafísica e a psicologia empírica. A obra também trata da obtenção do princípio da moralidade, que ele denomina Imperativo Categórico, com contribuição de elementos relativos à natureza humana, pois ele buscava princípios morais que pudessem ser aplicados à ela , uma vez que a razão seria apenas a fonte desse princípio. A filosofia moral é a soma da metafísica moral, que tem a natureza humana como objeto, à antropologia prática. O filósofo não considera os sentimentos morais como condições necessárias para as ações morais. Aqui ele afirma sobre como as inclinações, emoções e paixões humanas não poderiam se constituir em obstáculo à moralidade. Para a antropologia pragmática é fundamental que algumas inclinações sejam levadas em consideração. Kant busca efetuar uma prova a priori de que a razão prática pode ser pura, ou seja, determinada independentemente dos móbeis da sensibilidade. O respeito é o efeito da determinação da vontade pela lei moral, cuja natureza pode ser conhecida a priori. Do mesmo modo que podemos saber a priori que a lei moral tem de ser representada por um ser racional finito como um dever incondicional - um imperativo categórico - também podemos constatar a priori que a consciência da determinação pela lei terá um determinado efeito sobre sua sensibilidade. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211811 |
Palavras-chave | prazer, desprazer, moral, Kant, sensibilidade, respeito |
Colaboradores |