Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
NATALIA MARTINS DIAS
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia Cognitiva
Titulo
FUNÇÕES EXECUTIVAS: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM BASE NA NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA
Resumo

‘Funções executivas’ (FE) é um termo guarda-chuva que abrange processos cognitivos de ordem superior. FE nucleares são: Memória de Trabalho, Inibição e Flexibilidade Cognitiva. Há grande desenvolvimento executivo na idade pré-escolar. Contudo, pouca literatura nacional investiga a relação de FE com variáveis que afetam seu desenvolvimento ou com desfechos. O objetivo desse estudo consiste em investigar a relação de FE com Nível Socioeconômico (NSE) e desfechos comportamentais. Participaram 85 crianças, idades entre 4 e 5 anos, de escola púbica e particular. Utilizou-se: Questionário de Classificação socioeconômica; Teste de Stroop Semântico; Teste de Trilhas para pré-escolares; Tarefa Span de Dígitos; Tarefa Span de Blocos – Corsi e Questionário de Capacidades e Dificuldades, respondido por pais e professores. Análise de correlação de Pearson evidenciou relação negativa e baixa entre flexibilidade cognitiva e NSE, indicando que crianças menos favorecidas economicamente tendem a ter melhor desempenho na habilidade, relação não corroborada pela literatura. Relações baixas a moderadas foram obtidas entre as medidas de FE, indicando convergência. Os desempenhos em FE e as respostas dos pais e professores ao SDQ também se associaram, sendo negativas quanto considerados os índices de problemas de comportamento e positivas com o índice de comportamento pró-social. Análise fatorial exploratória identificou um fator comum de FE, que apresentou relações, baixas a moderadas, com pontuação do SDQ. Mesmo com inclusão de NSE, tipo de escola e idade em análise de regressão, o fator comum FE ainda foi preditor significativo de problemas de comportamento. Os achados indicam que crianças com o melhor desempenho de FE possuem menor índice de problemas de comportamento e melhor Comportamento Pró-Social. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento sobre a relação de FE e problemas de comportamento em pré-escolares, endossando a importância da avaliação e promoção de FE nesta idade.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211799
Palavras-chave
Função executiva, avaliação, comportamento, nível socioeconômico
Colaboradores

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