Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
DENIZAR CRUZ MARTINS
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA / EEL/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
INEP
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Elétrica
Titulo
Desenvolvimento de um sistema de conversão para transformador de estado sólido
Resumo

Sistemas de processamento de energia oriunda de fontes renováveis (como solar, eólica, etc), veículos elétricos e microrredes (ca ou cc) tem impulsionado consideravelmente o desenvolvimento de conversores eletrônicos de potência.

Dentro deste contexto, diversas topologias de conversores e métodos de controle têm surgido atualmente para poder atender à demanda crescente da utilização da eletrônica dentro destes sistemas. Conversores bidirecionais quanto ao fluxo de potência e com capacidade de acomodar sistemas de acumulação de energia elétrica possuem uma ampla aplicação nesse cenário.

Portanto, apresentou-se a modelagem e controle de um conversor, derivado do conversor TAB (Triple Active Bridge) que pode ser utilizado para interligar microrredes cc bipolar.

Foi realizada a modelagem e o controle de um novo conversor, denominado aqui de DAB+DAB. Observou-se que o controle do conversor é realizado de forma fácil e simples, tanto funcionando como um DAB de alto ganho ou como um link para redes cc bipolares. Através de simulações computacionais, observou-se a influência positiva da malha feedforward proposta. Os resultados experimentais em malha aberta mostraram que o conversor tem saída simétrica bem regulada. O conversor tem potencialidade de ser utilizado em rede cc bipolar.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212260
Palavras-chave
Novo conversor DAB+DAB, controle, microrrede.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br