Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/CNPq |
Orientador | JUAREZ BENTO DA SILVA |
Depto | COORDENADORIA ESPECIAL INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO / CIT/CTS/ARA |
Centro | CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE |
Laboratório | Laboratório de experimentação remota - RExLab |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Sistemas de Computação |
Titulo | GT-MRE – Experimentação Remota Móvel |
Resumo | O projeto GT-MRE – Experimentação Remota Móvel está inserido no contexto do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu). O InTecEdu é um conjunto articulado de projetos de pesquisa e de extensão que vem sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab - http://rexlab.ufsc.br/) de forma processual e contínua desde 2008 e tem como objetivo principal de promover a integração das TIC nos planos de aulas, principalmente de docentes da educação básica, na rede pública, o programa é apoiado em recursos educacionais abertos, software livre e hardware aberto e laboratórios virtuais e remotos para práticas nas disciplinas STEAM. Este projeto de pesquisa propôs a aplicação e validação de framework para capacitação de docentes da Educação Básica, que favoreça a integração tecnologias na educação, inspirado na cultura maker. Uma proposta de projeto que assumiu como premissa fundamental que o incentivo a uma cultura científica nas escolas de educação básica na rede pública, passa obrigatoriamente pelo provimento de recursos (humanos e materiais), que possam criar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. Para apoiar a pesquisa o RExLab contou com infraestrutura própria, composta de área física, equipamentos de informática, de eletrônica e um portfólio de recursos educacionais em constante desenvolvimentos. Porém, e que pese a disponibilidade de recursos materiais o RExLab tem grande dependência dos bolsistas de pós-graduação e graduação para continuidade e sustentabilidade do Programa InTecEdu, uma vez, que os recursos tem sido concedidos prioritariamente para material permanente e de consumo. Raramente contemplando valores para recursos humanos. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212098 |
Palavras-chave | Laboratórios remotos e virtuais, tecnologia educacional, open source hardware, open source software |
Colaboradores | João Bosco da Mota Alves Simone Meister Sommer Bilessimo Josiel Pereira Ladislei Marques Felipe Castro |