Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | APOLIANA REGINA GROFF |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | LAPEE |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
Titulo | Violência e escola: estado da arte da produção acadêmica em psicologia |
Resumo | Este projeto de pesquisa buscou mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica em psicologia sobre violência e escola em periódicos científicos brasileiros. O levantamento bibliográfico ocorreu nas bases de dados SciELO e PePSIC considerando os artigos publicados entre 2003 e 2017. Ao todo 101 artigos adentraram o estado da arte. Estes foram sistematizados em categorias de análise, tais como: tipos de artigos, vinculação institucional dos autores, contextos e sujeitos pesquisados, instrumentos metodológicos utilizados nas pesquisas de campo, principais autores referenciados, temáticas de interface e marcadores sociais da desigualdade. A maioria dos artigos decorre de pesquisas de campo, sendo a escola pública e os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, respectivamente, o contexto e os sujeitos mais investigados nos estudos. Conforme nossa hipótese preliminar, um número expressivo de artigos possui o bullying como tema de estudo, enquanto houve uma escassez de investigações envolvendo violências estruturais em nossa sociedade, como é o caso do racismo, sexismo e capacitismo. Esta lacuna nos estudos sobre violência e escola, atrelada a invisibilização dos marcadores sociais de raça, gênero, sexualidade, deficiência e classe, denota uma aderência à concepção de sujeito universal e à perspectivas epistemológicas hegemônicas na psicologia. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211867 |
Palavras-chave | psicologia, violência, escola, estado da arte |
Colaboradores | Gabriel Carvalho Leandro Julia Polizeli Lobo Marta Corrêa de Moares |