Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ALEXANDRE MIKOWSKI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Análise e Modelagem da Dinâmica Longitudinal Ferroviária e Metroviária
Resumo

Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tem-se como foco o desenvolvimento de conceitos da dinâmica longitudinal ferroviária e metroviária, com o viés de pesquisa explicativa, para analisar as forças que influenciam o movimento. Uma composição ferroviária e metroviária em operação, é submetida a diferentes forças de resistência ao movimento. O esforço de tração, produzido por uma locomotiva, pode ser relacionado matematicamente com a sua potência, velocidade e coeficiente de rendimento. Partindo da Segunda Lei de Newton, para associar o movimento às forças aplicadas sobre o veículo, elabora-se a modelagem matemática, produzindo uma equação geral de movimento. O resultado, representado por uma equação diferencial, para uma locomotiva, sem acoplamento e em função da velocidade de operação, pode ser aplicado a diferentes condições de trajeto, sofrendo as devidas simplificações.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211822
Palavras-chave
Dinâmica Longitudinal, Esforço trator, Resistência ao movimento
Colaboradores

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