Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ALEXANDRE MIKOWSKI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Análise e Modelagem da Dinâmica Longitudinal Ferroviária e Metroviária |
Resumo | Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tem-se como foco o desenvolvimento de conceitos da dinâmica longitudinal ferroviária e metroviária, com o viés de pesquisa explicativa, para analisar as forças que influenciam o movimento. Uma composição ferroviária e metroviária em operação, é submetida a diferentes forças de resistência ao movimento. O esforço de tração, produzido por uma locomotiva, pode ser relacionado matematicamente com a sua potência, velocidade e coeficiente de rendimento. Partindo da Segunda Lei de Newton, para associar o movimento às forças aplicadas sobre o veículo, elabora-se a modelagem matemática, produzindo uma equação geral de movimento. O resultado, representado por uma equação diferencial, para uma locomotiva, sem acoplamento e em função da velocidade de operação, pode ser aplicado a diferentes condições de trajeto, sofrendo as devidas simplificações. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211822 |
Palavras-chave | Dinâmica Longitudinal, Esforço trator, Resistência ao movimento |
Colaboradores |