Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
SILVANA NAIR LEITE CONTEZINI
Depto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS / CIF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Farmácia
Titulo
Serviços farmacêuticos na promoção da saúde
Resumo

       A Fibrilação Atrial (FA) consiste em uma arritmia cardíaca responsável pela desorganização elétrica dos átrios podendo ocasionar a falta da contração atrial, além disto, está relacionada muitas vezes a outros eventos cardíacos como por exemplo acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e formação de coágulos trombogênicos. O diagnóstico da FA é fundamental para evitar o desenvolvimento de outras doenças que podem comprometer a saúde e bem estar do paciente, assim como, aumentar demandas no sistema de saúde que poderiam ser evitadas com um olhar mais atento dos profissionais unido ao conhecimento técnico.

      O projeto 'Know Your Pulse' tem o intuito de auxíliar na identificação desse evento arrítmico e orientar os pacientes sobre o tema. Além disso, tem como objetivo principal, identificar através de triagem possíveis casos de Fibrilação atrial (FA) em pacientes da Farmácia Escola, conhecer histórico de saúde dos mesmos e informá-los sobre o assunto em questão. A metodologia desenvolvida consiste no emprego de assistência farmacêutica; dispensação e aplicação do questionário de triagem presencialmente; atualização de dados cadastrais; coleta de dados de histórico clínico e entrevista em modalidade remota.

       Dos 84 pacientes que representam os resultados, foi possível o contato com 65 destes, tendo uma experiência positiva com a aplicação da triagem tanto com as perguntas relacionadas ao projeto 'Know Your Pulse' quanto com as questões relacionadas ao novo Corona vírus (Covid – 19). Em relação aos pacientes que ainda não obteve – se contato, tentativas secundárias estão sendo realizadas.

     A atividade demonstrou adesão positiva com os pacientes mas também uma experiência significativa e construtiva para o projeto, pode – se aproveitar diversas interações entre paciente – profissional de saúde com trocas significativas para ambos os lados aos quais devem ser aprimoradas a partir desta realização. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212111
Palavras-chave
assistência farmacêutica, serviços farmacêuticos, fibrilação atrial
ColaboradoresMarina Raijche Mattozo Rover

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br