| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Orientador | KEYSY SOLANGE COSTA NOGUEIRA |
| Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU |
| Centro | CENTRO DE BLUMENAU |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
| Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
| Titulo | Plano de atividades do aluno bolsista |
Resumo | Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação que realizou um estado da arte, sobre investigações que permearam o ensino de reações redox no ensino de química. Nesse sentido, realizou-se a busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando as palavras-chave: ensino de eletroquímica, ensino de reações redox, ensino de oxidação, ensino de redução, ensino de pilha e bateria. A presença das palavras chave foi analisada nos campos título, resumo e palavras-chave dos trabalhos. Foram catalogadas 30 teses e dissertações (TDs) e 11 artigos, onde a análise deu-se por meio de público alvo das pesquisas, ano de publicação, estados das publicações, universidades (públicas ou privadas), estratégias de ensino utilizadas pelos docentes, as dificuldades encontradas, e analogias utilizadas. Desta pesquisa originaram-se dois artigos, um submetido ao ENEQ-2020, e outro à Revista Debates em Ensino de Química. Por fim foi desenvolvida uma sequência de ensino que permeia as reações redox no corpo humano. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212340 |
| Palavras-chave | Conhecimento docente, Ensino de Química, reações redox, revisão de literatura. |
| Colaboradores |
