Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARCIA BARBOSA HENRIQUES MANTELLI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
LABTUCAL
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Caracterização topográfica de chapas 316L e correlação com a resistência obtida após união por difusão
Resumo

Com a finalidade de avaliar a influência da topografia de superfície de chapas de aço AISI 316L na fabricação do trocador de calor pelo processo termomecânico de soldagem por difusão. Este estudo se mostrou necessário dada a importância do contato mecânico íntimo entre as superfícies, que é uma das condições que influenciam nos mecanismos de transporte de massa, e dessa forma, podem modificar as propriedades finais no sistema unido por difusão. Sendo assim, este trabalho analisou corpos de prova com acabamento superficial 2B com espessuras de 3 e 1 mm, e posteriormente corpos de prova com espessuras de 1 mm polidas mecanicamente.

As amostras foram avaliadas por interferometria óptica com lentes de 50x e magnificação de 1x e por perfilometria de contato com apalpador com ponta esférica com 2 μm de raio. Concomitantemente a análise das chapas, foram fabricados bloco por meio do empilhamento chapas de 3 e 1 mm e após passarem pelo processo de união por difusão, foram retirados corpos de provas desses blocos para caracterização mecânica.

Por fim foi realizado o tratamento dos dados e comparado os parâmetros topográficos das chapas com diferentes espessuras com as o resultado de resistência a tração dos blocos. Dessa forma foi verificado que as chapas de 1 mm, que apesar de possuírem mesmo acabamento superficial que as de 3 mm, possuem uma superfície com menos irregularidades o que inferiu em blocos soldados por difusão com melhores propriedades mecânicas de resistência a tração. E a comparação entre blocos de 1 mm com acabamento 2B e polimento mecânico apresentaram propriedades mecânicas parecidas, embora as diferenças topográficas encontradas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211790
Palavras-chave
Ciências térmicas, trocadores de calor
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br