Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
RODRIGO PEREIRA ROCHA
Depto
DEPARTAMENTO DE FÍSICA / FSC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
Laboratório de Mecânica Estatísica
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Física
Titulo
Simulando a Exploração Visual Humana
Resumo

Estudos modernos sobre a atenção visual humana tem mostrado que modelos matemáticos de visão baseados em otimização de uma tarefa visual são mais efetivos em prever o padrão de fixações humano. Tais modelos contribuem com novos \textit{insights} sobre os mecanismos subjacentes da atenção visual humana. Um paradigma nesta área é sobre a influência da semântica e da saliência de uma uma imagem sobre o padrão visual de uma pessoa.

Quando observamos uma imagem, qual é o fator responsável por guiar nossos olhos? Seria a semântica associada a esta imagem ou sua saliência? A semântica é o conjunto mínimo de informações necessário para que um humano reconheça o contexto de uma cena ao olhar para uma imagem, e a saliência é dada pelas regiões mais relevantes de uma imagem, como bordas e contraste.  

Na tentativa responder esta questão tão fundamental aperfeiçoamos um modelo efetivo de visão baseado em teoria da informação, que busca minimizar a incerteza sobre a informação da imagem. Com este modelo tentamos reproduzir não apenas a distribuição espacial de fixações, mas também o padrão de anisotropia angular presente nos dados empíricos.

Os resultados das simulações  foram confrontados com dados empíricos obtidos pelo Prof.  Maurizio Corbetta (Univ.  di Padova , Itália). O modelo foi capaz de reproduzir de forma satisfatória o padrão anisotrópico observado nas distribuições de ângulos horizontais empíricos, mas não foi capaz de reproduzir todos os comportamentos observados nas distribuições de ângulos direcionais. Além disso a complexidade das distribuições espaciais de fixação atingida pelo modelo também se assemelha bastante aos dados empíricos, podendo ser otimizada com a variação dos parâmetros livres do modelo.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212117
Palavras-chave
exploração, visual, dinâmica, estocástica, rastreamento, ocular
ColaboradoresDr. Andrea Zangrossi (Università Degli Studi di Padova, Itália)
Prof. Maurizio Corbetta (Università Degli Studi di Padova, Itália)

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br