Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CAROLINA BAPTISTA MENEZES
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Psicologia Cognitiva
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia
Titulo
A relação entre meditação, regulação emocional e expressões vocais
Resumo

A voz é uma das formas de entendermos a expressão emocional dos outros e, através do estudo da prosódia da voz, podemos avaliar a variação emocional do locutor do discurso. A prosódia é um conjunto de sub componentes da fala, dentre os quais nos permitem elencar, distribuir e construir os variados enunciados linguísticos. São eles que denunciam as pistas vocais não verbais, que o ouvinte perceberá e poderá mais convictamente compreender o significado, intenção e carga emocional empregadas pelo enunciador ao seu discurso.

A pesquisa teve por objetivo investigar a relação entre a fala e os seus componentes emocionais em praticantes de meditação, pré e pós sessão aguda de meditação silenciosa.

Após seleção dos participantes, foram aplicados os instrumentos com cada participante de forma online e também presencial. Os questionários de variáveis sociodemográficas e sobre prática meditativa foram aplicados online. A tarefa da voz foi aplicada antes e após a prática de meditação. Definiram-se três grupos: meditadores experientes (20 do sexo feminino e 04 masculino), meditadores iniciantes (15 do sexo feminino e 07 masculino) e grupo controle (05 do sexo feminino e 04 masculino).

Os dados da voz ainda estão sendo analisados pela bolsista PIBIC Daline Corrêa, a qual possui conhecimento técnico para este tipo de análise, justificando a parceria com o Curso de Fonoaudiologia.

O bolsista participou dos encontros quinzenais denominados ‘Alfabetização Científica’, os quais tinham por objetivo aproximar os alunos ligados ao núcleo aos aspectos metodológicos da pesquisa científica, bem como desenvolver um olhar crítico para métodos e análise de dados. Também participou de reuniões quinzenais que incluíram atualizações e orientações entre bolsistas, voluntários, coordenadores e orientadores.

Não houve impedimentos para as atividades do bolsista devido à eclosão da pandemia pelo Novo Coronavírus (COVID-19).

Projeto CNPq Universal Número 429515/2018-9

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211875
Palavras-chave
parâmetros vocais; regulação emocional; meditaçao; frequencia cardiaca
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br