Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
KEYLA CRISTIANE DO NASCIMENTO
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Transição do cuidado pré-hospitalar para o serviço hospitalar de emergência
Resumo

Objetivo: Construir e validar um instrumento para admissão do paciente atendido pelo serviço pré-hospitalar móvel na unidade de emergência hospitalar.

Método: Estudo de validação metodológica, com abordagem quantitativa, utilizando-se a técnica Delphi. Direcionou-se o foco à validação de um instrumento do tipo checklist para transição do cuidado organizado com base no método ISBAR. Criou-se um instrumento composto por 05 componentes e 30 itens. Para validação, o checklist foi transformado em formulário e enviado eletronicamente, por meio do software Google Forms®, em duas etapas: caracterização dos juízes e avaliação do checklist quanto a suficiência, objetividade, pertinência, precisão da redação e exequibilidade. A amostra para validação foi composta por 12 juízes enfermeiros, que atuam em emergências adulto. O instrumento, foi analisado por meio do índice de validade de conteúdo, com auxílio da escala Likert. Os resultados foram digitalizados na planilha Excel e aplicados testes estatísticos como média, desvio padrão e índice de validação de conteúdo. Os fundamentos éticos que regulamentam a pesquisa com seres humanos foram respeitados.

Resultados: Organizou-se cinco componentes (I) Identificação, (S) Situação, (B) Breve histórico, (A) Avaliação e (R) Recomendações, relacionando aos acontecimentos que envolvem a assistência direta do paciente até o momento de sua admissão na emergência hospitalar. O checklist avaliado obteve índice de validação total de 91% (scores entre 0,75 – 1,00), na rodada Delphi.  Os itens com valores abaixo de 80% (< 0,8) foram ajustados conforme recomendações.

Conclusão: A existência de um instrumento para transição do cuidado possibilitará que os profissionais enfermeiro realizem a comunicação e o registro pertinentes ao paciente recém-chegado a unidade de emergência, de forma padronizada, simplificada e objetiva, contribuindo para que as informações garantam a continuidade do cuidado e a segurança do paciente e da própria equipe.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212303
Palavras-chave
Enfermagem em emergência, Sistema de comunicação, Checklist, Passagem de plantão, Segurança do paciente.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br