Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | KÁTIA ADAIR AGOSTINHO |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições das pesquisas nacionais e internacionais |
Resumo | O Relatório Final do projeto PIBIC (2019-2020) 'Especificidades da Educação Infantil: Contribuições das pesquisas nacionais e internacionais'trata da continuidade e amplificação da pesquisa anterior (PIBIC 2018-2019), intitulada ‘Indicativos para a prática da docência na educação infantil: um estudo a partir das manifestações infantis’. A pesquisa nesta versão – PIBIC (2019 - 2020) – teve como objetivo voltar aos trabalhos apresentados no GT7 (Grupo de Trabalho) da Reunião Nacional da ANPEd do ano de 2015 e aprofundar nossos saberes sobre o que as pesquisas com crianças orientam para a prática pedagógica na Educação Infantil; ampliamos ainda nossas discussões ao trazermos dados das produções da reunião nacional do ano de 2019 com o intento de adensar os estudos sobre as especificidades da docência nesta etapa educacional e as metodologias de pesquisa com crianças, procurando contribuir para qualificar a educação básica do país, mapeando orientações nacionais para a formação, práticas, pesquisa e políticas públicas da educação da infância. O total dos trabalhos selecionados a partir do critério de busca que indicassem a participação das crianças nas pesquisas foram de cinquenta trabalhos, porém, os que apresentaram as palavras de busca eleitas foram o total de quatorze trabalhos, oito deles no ano de 2015, apresentados na 37° reunião e seis trabalhos da 39° reunião em 2019. Dos apontamentos mais importantes de destacar ressalta o fato de que apesar de muitos estudos dirigidos realizados com as crianças, considerando-as como sujeito de direitos e capazes de falar por si, ainda vemos práticas tradicionalistas, injustas que não comportam o sujeito criança e seus universos infantis dentro do espaço de educação infantil, indicando a importância da continuidade de estudos desta natureza que possam contribuir para que possamos vencer o adultocentrismo. Ainda foram encontrados um conjunto importante de estudos que colaboram para práticas antirracistas na Educação Infantil. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211854 |
Palavras-chave | Educação Infantil, Docência, Pesquisa com Crianças |
Colaboradores |