Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | VINÍCIUS MEDINA KERN |
Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO / CIN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Biblioteconomia |
Titulo | Levantamento documental sobre a adoção do Qualis-Capes para avaliação de indivíduos |
Resumo | Crise e críticas ao estado das coisas assolam a ciência em geral e em particular a revisão por pares, que no entanto mantém seu status de principal sistema de avaliação em ciência, embora o dissenso sobre o que é e como deve funcionar. Esta pesquisa objetiva descrever o sistema de revisão por pares em termos de componentes, elementos do entorno e ligações do sistema, bem como formular e verificar mecanismos de funcionamento a partir de uma visão sistêmica. Esses objetivos amplos são reduzidos à exploração de um dos mecanismos previstos para estudo: o bloqueio à interdisciplinaridade via adoção do Qualis-Capes para avaliar indivíduos. A abordagem metodológica é o levantamento documental on-line de editais que instituem a avaliação de pessoas e candidaturas tendo como critério o Qualis. Os resultados mostram uma adoção do Qualis como critério para avaliar indivíduos ainda minoritária: três entre catorze programas de pós-graduação em ciência da informação com mestrado e doutorado avaliam a produção de artigos dos candidatos a mestrado e doutorado exclusivamente conforme o estrato Qualis das revistas nas quais publicaram artigos. Essa adoção impõe critério disciplinar à avaliação, desvaloriza revistas líderes em rankings de bases de dados de elite que não estão no Qualis e contraria a recomendação da Capes, que requer assinalar na Plataforma Sucupira 'li e entendi' que o Qualis serve apenas para avaliar a produção passada dos programas de pós-graduação. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212096 |
Palavras-chave | Avaliação em ciência e tecnologia, Revisão por pares, Comunicação científica, Modelo CESM de sistema, Sistemismo |
Colaboradores |