Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
ANDREA VALÉRIA STEIL
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de processos de aprendizagem, conhecimento e gestão em organizações e trabalho
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia do Trabalho e Organizacional
Titulo
Processos de aprendizagem e gestão em organizações (2018-2020)
Resumo

A qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações é influenciada pela retenção de profissionais que agregam valor à elas. Dentre esses profissionais, destacam-se os que atuam na área de tecnologia da informação (TI), visto que possuem conhecimento técnico e especializado e de difícil substituição. Nos últimos anos as iniciativas pública e privada registraram alta rotatividade desses profissionais nas organizações. Portanto, o objetivo da pesquisa foi examinar as relações entre os determinantes sociodemográficos, ocupacionais e organizacionais e a retenção dos profissionais de TI em organizações públicas e privadas de TI localizadas em Santa Catarina. Foi realizado um levantamento por meio de questionário online, a amostra final foi de 428 profissionais de TI de organizações de TI, 147 de organizações públicas e 281 de organizações privadas. O software Statistical Package for Social Science versão 25 foi utilizado para o tratamento e análise dos dados. No que se refere aos determinantes sociodemográficos os resultados indicam que profissionais mais velhos e profissionais que possuem filhos permanecem por mais tempo nas organizações públicas e privadas. Profissionais casados e com maior escolaridade permaceram mais tempo nas organizações privadas pesquisadas. Enquanto que mulheres permaneceram mais tempo do que os homens nas organizações públicas pesquisadas. O determinante ocupacional, satisfação, não apresentou relação estatisticamente significativa com o tempo de permanência dos profissionais. Por fim, em relação aos determinantes organizacionais, profissionais que percebem mais oportunidades de aprendizagem e profissionais que ocupam cargos de gestão também permanareceram por mais tempo nas organizações privadas pesquisadas. Os resultados encontrados possibilitam que as organizações de TI adotem políticas de retenção e práticas de gestão que proporcionem maior alinhamento entre os objetivos organizacionais e as expectativas dos profissionais de TI.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211732
Palavras-chave
retenção de pessoal, intenções comportamentais, organizações públicas
Colaboradores

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