Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
JOHNNY DE NARDI MARTINS
Depto
COORDENADORIA ESPECIAL DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / EMT/CBLU
Centro
CENTRO DE BLUMENAU
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Titulo
Termoplásticos Vulcanizados baseados em Copolímero Etileno Acetato de Vinila com Poli(fluoreto de vinilideno) e cargas condutoras
Resumo

O projeto consistiu no desenvolvimento de termoplásticos vulcanizados condutores preparados a partir da incorporação de grafeno a um TPV baseado na reticulação dinâmica do copolímero etileno acetato de vinila (EVA) durante o processamento no estado fundido em mistura com poli(fluoreto de vinilideno) (PVDF).

As amostras foram preparadas em um misturador interno a 180ºC, 100 rpm durante 15 minutos, utilizando dois métodos diferentes, sendo um com a adição do grafeno diretamente no processamento fundido e o outro com a prévia preparação de um masterbatch de PVDF com grafeno e posterior adição ao EVA e Peróxido de dicumila (DCP) na mistura fundida. Ensaios de resistência à tração foram conduzidos de acordo com a norma ASTM D638-14. O comportamento mecânico foi avaliado das amostras preparadas pelo método 1.

Através da análise dos gráficos de torque vs tempo obtidos durante o processamento foi possível observar que o aumento no torque foi mais evidente para os materiais preparados pelo método 1, onde a nanocarga grafeno foi adicionada ao processamento juntamente com o DCP, totalizando em uma viscosidade maior, demonstrando que a adição direta da carga durante o processamento dificulta um pouco mais a mobilidade das cadeias poliméricas, aumentando a viscosidade da mistura.

Foi possível observar também, através da curva tensão vs deformação, que as amostras contendo maior percentual de grafeno em sua mistura apresentaram um comportamento mecânico sem mudanças. Acredita-se que a dispersão da nanocarga na matriz polimérica tenha sido ineficiente, o que pode justificar a variação não linear dos dados de propriedades mecâncias quando aumentado os percentuais de grafeno em sua composição. Infelizmente não fora possível a conclusão dos ensaios para melhores resultados e explicações sobre o comportamento desses materiais devido a suspensão das atividades acadêmicas. Outros necessários para a conclusão dos resultados propostos nesta pesquisa também não conseguiram ser completados.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211924
Palavras-chave
Termoplásticos Vulcanizados, Polifluoreto de Vinilideno, Copolímero Etileno Acetato de Vinila, Grafeno
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br