Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
KLEBER VIEIRA DE PAIVA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
T2F
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Análise de trocadores de calor compactos fabricados por manufatura aditiva
Resumo

Um problema comumente encontrado em trocadores de calor compactos diz respeito à sua durabilidade. Segundo relatos, o carregamento térmico-mecânico cíclico influencia na resposta desses equipamentos, levando a falhas.

Para monitorar do comportamento dinâmico de trocadores em operação são utilizados sensores de pressão, deformação, vazão e temperatura. Alguns equipamentos medem duas ou mais grandezas de maneira concomitante, porém sua transmissão é analógica, possibilitando o envio de apenas um desses parâmetros para o sistema de aquisição atual.

Utilizando um protocolo de comunicação denominado “HART” (Highway Addressable Remote Transducer), se torna possível a aferição das diversas grandezas medidas pelo mesmo equipamento. Este protocolo permite a sobreposição do sinal de comunicação digital ao sinal analógico, sem interferência, no mesmo cabo. Tanto o sinal analógico, que representa a principal grandeza física a ser mensurada, quanto o sinal digital, que envia as demais medições, além de comandos de controle e configuração, podem ser transmitidos simultaneamente na mesma fiação.

Para utilizar este protocolo de comunicação na aquisição dos dados experimentais, foi desenvolvido um hardware em placa de circuito impresso, que integra os componentes eletrônicos necessários. Assim como um software em linguagem C, que controla este dispositivo e realiza o envio dos dados para um computador na sala de controle.

A plataforma HART possibilita a comunicação entre os instrumentos de medição e o sistema de controle de maneira centralizada, além de realizar a aquisição de todas as grandezas físicas aferidas em cada equipamento e reduzir a quantidade de cabos. Portanto, sua implementação aumenta a eficiência do sistema de medição, proporcionando mais recursos e otimizando o processo de aquisição dos dados experimentais das bancadas do laboratório T2F.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212198
Palavras-chave
trocador de calor
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br