Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
JULIANA COELHO PINA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem Pediátrica
Titulo
Avanços na saúde infantil: resgate histórico no estado de Santa Catarina, Brasil
Resumo

Introdução: Na saúde da criança, ocorreram avanços nas últimas três décadas. O conhecimento de fatores relacionados aos bons indicadores de saúde infantil, em estados como Santa Catarina, ganha especial importância para auxiliar na melhoria da saúde das crianças de outras regiões no Brasil.

Objetivo: Identificar ações exitosas que contribuíram para a saúde das crianças menores de cinco anos de idade, em Santa Catarina, entre 1982 a 2020.

Método: Pesquisa histórica, com abordagem qualitativa, realizada no estado de Santa Catarina. Os participantes são selecionados através da amostragem não-probabilística “Bola de Neve”. Os dados foram coletados através de história oral temática, mediante entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos, validados pelos participantes e submetidos à análise de conteúdo. Devido à pandemia de COVID-19, as pesquisadoras encontraram dificuldades de aceitação dos potenciais participantes da pesquisa; assim, a coleta de dados continuará até atingir o critério de saturação dos dados.

Resultados Preliminares: Participaram deste estudo cinco profissionais que atuaram na gestão da saúde da criança dos municípios de Florianópolis e Joinville. As entrevistas duraram em média 39 minutos e resultaram em 24 unidades de registro, agrupadas em quatro categorias de análise. Os participantes relataram suas trajetórias na saúde da criança, relacionando as conquistas do estado: destacaram os programas municipais; o investimento na atenção primária de qualidade; a humanização da assistência nas maternidades. Ainda, destacaram a manutenção das conquistas alcançadas e a busca pela melhoria contínua, inclusive resgatando ações que se enfraqueceram ao longo do tempo.

Conclusão: Em Santa Catarina, os índices de mortalidade infantil mostram-se promissores, estando abaixo do índice nacional. Entretanto, é preciso manter os padrões e continuar a melhorar a assistência, ampliando o acesso às unidades de saúde e desenvolvendo ações em prol da saúde infantil.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211943
Palavras-chave
Saúde da Criança, Mortalidade Infantil, Política Pública, Fatores de Proteção, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br