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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | LUCIA NAZARETH AMANTE |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | LAPETAC |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Enfermagem Médico-Cirúrgica |
Titulo | O cuidado de enfermagem no período perioperatório na perspectiva do ensino, assistência, segurança e gestão: etapa ensino |
Resumo | Este relatório é um recorte de um macroprojeto integrador, que tem o objetivo de propor e avaliar ações e estratégias educacionais junto as equipes de saúde no contexto do cuidado de enfermagem no período perioperatório e desenvolver e avaliar soluções para melhoria da cultura e segurança do paciente no contexto do cuidado de enfermagem no período perioperatório. Nesta pesquisa foi trabalhado o objetivo: analisar os resultados da aplicação de diferentes tecnologias de cuidado e de ensino-aprendizagem para a segurança do paciente e o cuidado de enfermagem no período perioperatório. Método: Quantitativo e qualitativo, exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizados os instrumentos o Learning Object Review Instrument (LORI) e o NASA Task Load Index (NASA TLX). Devido a pandemia por COVID-19 e ausência das aulas presenciais os instrumentos não foram aplicados presencialmente, sendo necessário o uso das ferramentas online para a conclusão da pesquisa. Os instrumentos LORI e NASA TLX foram transportados para um formulário online no Google Forms, o link de acesso ao formulário foi enviado aos discentes via whatsApp, e-mail, moodle e Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR). Para análise dos dados do perfil epidemiológico (sociais e demográficos) e das variáveis descritivas foi utilizado análise de estatística descritiva. Os resultados são apresentados em forma de quadros. O projeto está aprovado pelo Departamento de Enfermagem e pelo Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos. Conclusão: O presente estudo e seus resultados contribuem para um melhor entendimento do impacto positivo das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizado, no conhecimento sólido, crítico e na prestação de um cuidado de qualidade. Obteve-se também resultados em relação as metodologias ativas de ensino e seu impacto negativo na vida dos discentes acarretando uma maior carga mental, temporal, estresse e frustação.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211974 |
Palavras-chave | enfermagem cirúrgica, enfermagem, educação em enfermagem, tecnologias educacionais. |
Colaboradores |