Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
STEFANIE CARLAN DA SILVEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE JORNALISMO / JOR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Comunicação
Titulo
Jornalismo e inovação: um levantamento envolvendo empresas de legado, nativos digitais e laboratórios de pesquisa
Resumo

Este vídeo tem por objetivo explanar as atividades desenvolvidas no projeto intitulado ‘Jornalismo e inovação: um levantamento envolvendo empresas de legado, nativos digitais e laboratórios de pesquisa’.  A presente pesquisa está na sua segunda etapa de execução e tem como objeto de estudo dez veículos midiáticos brasileiros, sendo cinco veículos tradicionais e cinco nativos digitais. Como objetivos específicos, têm-se buscar o entrelaçamento entre o referencial teórico desenvolvido anteriormente na primeira etapa e a realidade empírica da indústria jornalística brasileira, entender como a inovação aparece no mercado (se aparece), tanto na mídia de referência quanto nas iniciativas nativos digitais, catalogando  os achados oferecendo um cenário fundamentado das empresas jornalísticas do país, a partir das metodologias de monitoramento e a análise do corpus de pesquisa recortado e as atividades elencadas por Herschmann, Santos & Albornoz (2008, online) e a classificação de cibermeios de Ramón Salaverría (2017). É imprescindível ressaltar que quando iniciamos todo o processo da segunda etapa de pesquisa, o Brasil e o mundo ainda estavam na fase inicial da pandemia do novo coronavírus. Como estratégia de prevenção e para conter o avanço da pandemia, o isolamento social foi uma medida fomentada e aplicada  por diversas instituições governamentais ao redor do mundo, consequentemente alterando a rotina de trabalho acadêmico, causando diferentes e particulares percepções e reflexos em cada área de trabalho. Assim sendo, diante da gravidade da situação da pandemia do novo coronavírus a prioridade das redações foi a cobertura total da covid-19 no país e ao redor mundo, o que prejudicou consideravelmente os resultados esperados nesta segunda etapa,  embora nossa amostra foi reduzida mas não invalidada, e ainda assim, foi possível ter uma noção breve e exploratória do cenário de inovação no jornalismo brasileiro. 

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211976
Palavras-chave
Jornalismo, inovação, tecnologia, empreendedorismo, formato.
Colaboradores

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