| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Orientador | FABIO MACHADO PINTO |
| Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
| Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
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| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
| Sub-área do Conhecimento | Educação |
| Titulo | Existencialismo e sociologia crítica da educação: contribuições dos estudos (auto) biográficos à pesquisa educacional |
Resumo | O presente estudo procura analisar, entender e produzir conceitos a cerca do Projeto e Desejo de ser professor(a) de Educação Física, de forma a encontrar pontos que atravessam uma vida e potencialize o Projeto e por conseguinte, o Desejo. É através dos métodos narrativos como a biografia, a autobiografia e a trajetória de vida que os elementos em comum aparecem nessas vidas tão singulares, mas ao mesmo tempo tão universais. Assim, uma inicial e extensa revisão de literatura acerca dos métodos biográficos se faz primordial para concretizarmos uma base teórico-metodológica que futuramente auxilie na análise de memoriais biográficos dos estudantes da disciplina Estágio I em Educação Física. Utilizaremos apenas um trabalho de cunho manual de revisão de literatura, os fichamentos de artigos. Estes possibilitam colocar espécies de resumos lado a lado e comparar os diferentes estudos acerca do método. Para além do Projeto e Desejo individual, o estudo nos possibilita colocar em questão a formação inicial de professores e como esta influencia direta e indiretamente a constituição diferentes projetos de ser professor. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212371 |
| Palavras-chave | Formação de Professores, PIBID, Estágio, Prática Docente, Estudos Biográficos, Educação Física |
| Colaboradores |
