Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | CAROLINE RODRIGUES VAZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL / DET/CBLU |
Centro | CENTRO DE BLUMENAU |
Laboratório | LabCTI |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia de Produção |
Titulo | Mapeamento da difusão de tecnologia no setor automitivo: caso dos veículos elétricos e híbridos no Brasil. |
Resumo | Há três grandes problemas a respeito da mobilidade que podem ser em parte ou totalmente resolvidos com uma transição para veículos elétricos. O processo de transição envolve não somente o desenvolvimento tecnológico, mas outras características que envolvem uma tecnologia que supre uma função social importante como a dos veículos com a mobilidade. Apesar de diversos esforços com investimentos, pesquisas e subsídios, além de políticas de incentivo e regulação para emissões, os veículos elétricos ainda estão em processo lento de transição. Isso ocorre por causa das diversas barreiras existentes nesse processo de transição. Esse projeto conseguiu realizar uma revisão de literatura baseada na lente teórica de transições sócio-técnicas para os veículos elétricos a fim de identificar as principais barreiras que dificultam esse processo. Após identificadas, as barreiras foram separadas em seis diferentes categorias: tecnológicas, psicológicas ou cognitivas, financeiras, de infraestrutura, institucionais e regulatórias, e por último, as que envolvem os efeitos de lock-in e dependência de trajetória tecnológica pelas relações entre nicho e regime, chamadas de barreiras sóciotécnicas. Fora construído um framework com as barreiras genéricas identificadas a fim de auxiliar os tomadores de decisão a saber de antemão as possíveis dificuldades a serem encontradas neste processo, independentemente da região ou país. Portanto, com base nas barreiras identificadas, fora discutido à possibilidade de mitigação ou superação desses obstáculos. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212121 |
Palavras-chave | Consumidor; Equações Estruturais; Carros elétricos e híbridos. |
Colaboradores |