Número do Painel
Autor
Instituição
Universiade Federal de Santa Catarina
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
JUSSARA GUE MARTINI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Laboratório De Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NA ENFERMAGEM: Simulação na formação em enfermagem aspectos que favorecem a satisfação e autoconfiança discente
Resumo

Introdução: A simulação clínica é uma estratégia de ensino, uma ferramenta pedagógica importante na formação do futuro profissional da área da saúde. Permite recriar um contexto clínico para o desenvolvimento de competências profissionais em ambiente seguro, atingindo dimensões como a satisfação e autoconfiança do estudante. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação de estudantes do curso de graduação em enfermagem em cenários de simulação clínica da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal. Os participantes do estudo foram estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada em Plataforma Online Google Forms, divulgada por correio eletrônico e acessada por link, contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e 17 itens da Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS). Os dados foram encaminhados a um estatístico para realização dos cálculos amostrais. Resultados Preliminares: Os resultados apontam que a aplicação dessa metodologia é satisfatória para os estudantes, indicando maior satisfação nos itens: Interação com os colegas; Satisfação com a discussão pós-cenário (debriefing); Ligação dos cenários à teoria; Adequação das temáticas desenvolvidas nas aulas teóricas e nos cenários e a Qualidade dos simuladores. E menor satisfação nos itens: Motivação para realizar simulação clínica e Realismo dos cenários desenvolvidos. O estudo demonstra a satisfação dos estudantes com os cenários nos quais são realizadas as simulações e quanto ao aproveitamento da aprendizagem ofertada durante a realização das simulações e fomenta autoconfiança.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212464
Palavras-chave
Simulação Clínica, Enfermagem, Aprendizagem, Satisfação, Formação Profissional, Estudantes
ColaboradoresPaula Bresolin

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