| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | AF |
| Orientador | THIAGO PONTIN TANCREDI |
| Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
| Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
| Laboratório | Laboratório de Simulação Naval |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
| Sub-área do Conhecimento | Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos |
| Titulo | Desenvolvimento de procedimento automatizado para cálculo da resistência ao avanço de um submarino. |
Resumo | Um modelo de simulação para estimar o arrasto de um casco de submarino axissimétrico foi construído usando a ferramenta de código aberto OpenFOAM. O objetivo é obter parâmetros de modelagem que representem, com eficiência, a resistência dessas embarcações. Foram avaliados os erros numéricos devido ao refino de malha, tamanho de malha e sensibilidade às condições de contorno. Os resultados obtidos aderiram aos resultados experimentais dentro de margens de erro que pouco, ou nada, afetam o projeto de um submarino. O baixo custo computacional e a simples geração de malhas torna o modelo adequado para o uso em rotinas de otimização. Tais simulações podem permitir estimativas preliminares para o projeto dos sistemas de propulsão e manobra de submarinos. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212065 |
| Palavras-chave | Cálculo de resistência, Submarino, OpenFOAM, Engenharias da Mobilidade |
| Colaboradores |
