Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
THIAGO PONTIN TANCREDI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Laboratório de Simulação Naval
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Titulo
Desenvolvimento de procedimento automatizado para cálculo da resistência ao avanço de um submarino.
Resumo

Um modelo de simulação para estimar o arrasto de um casco de submarino axissimétrico foi construído usando a ferramenta de código aberto OpenFOAM. O objetivo é obter parâmetros de modelagem que representem, com eficiência, a resistência dessas embarcações. Foram avaliados os erros numéricos devido ao refino de malha, tamanho de malha e sensibilidade às condições de contorno. Os resultados obtidos aderiram aos resultados experimentais dentro de margens de erro que pouco, ou nada, afetam o projeto de um submarino. O baixo custo computacional e a simples geração de malhas torna o modelo adequado para o uso em rotinas de otimização. Tais simulações podem permitir estimativas preliminares para o projeto dos sistemas de propulsão e manobra de submarinos.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212065
Palavras-chave
Cálculo de resistência, Submarino, OpenFOAM, Engenharias da Mobilidade
Colaboradores

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