Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
JULIO APOLINÁRIO CORDIOLI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Vibrações e Acústica
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Aeroespacial
Titulo
Configurações Avançadas para Redução de Ruído
Resumo

Liners são amplamente utilizados para redução de ruído de fan de aeronaves. Estes materiais são empregados como tratamento dos motores aeronáuticos a fim de atenuar as componentes tonais do ruído gerado por estes equipamentos. Um liner é composto basicamente por cavidades em forma de colméia (honeycombs), com placas perfuradas na parte superior, cobrindo-os. O principal parâmetro utilizado para caracterizar esses materiais é a sua impedância acústica, visado como o cerne da pesquisa do projeto, onde utilizam-se técnicas experimentais, semi-empíricas e numéricas para melhor definir e compreender este parâmetro. A bancada de experimentos do Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC (LVA/UFSC) é referência no que compreende o estudo de liners em presença de escoamento tangencial e alto nível de pressão sonora (NPS). Os objetivos do projeto de iniciação tecnológica foram desenvolver um controlador ativo de velocidade para atuar acopladamente no sistema de escoamento da bancada, propor inovações para o aparato já existente e desenvolver uma nova ferramenta de controle e aquisição de dados para as medições acústicas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212072
Palavras-chave
ruído, liner, tratamento acústico, motores aeronáuticos
ColaboradoresLucas Araujo Bonomo
André Mateus Netto Spillere

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