Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/CNPq |
Orientador | JULIO APOLINÁRIO CORDIOLI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | Laboratório de Vibrações e Acústica |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Aeroespacial |
Titulo | Configurações Avançadas para Redução de Ruído |
Resumo | Liners são amplamente utilizados para redução de ruído de fan de aeronaves. Estes materiais são empregados como tratamento dos motores aeronáuticos a fim de atenuar as componentes tonais do ruído gerado por estes equipamentos. Um liner é composto basicamente por cavidades em forma de colméia (honeycombs), com placas perfuradas na parte superior, cobrindo-os. O principal parâmetro utilizado para caracterizar esses materiais é a sua impedância acústica, visado como o cerne da pesquisa do projeto, onde utilizam-se técnicas experimentais, semi-empíricas e numéricas para melhor definir e compreender este parâmetro. A bancada de experimentos do Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC (LVA/UFSC) é referência no que compreende o estudo de liners em presença de escoamento tangencial e alto nível de pressão sonora (NPS). Os objetivos do projeto de iniciação tecnológica foram desenvolver um controlador ativo de velocidade para atuar acopladamente no sistema de escoamento da bancada, propor inovações para o aparato já existente e desenvolver uma nova ferramenta de controle e aquisição de dados para as medições acústicas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212072 |
Palavras-chave | ruído, liner, tratamento acústico, motores aeronáuticos |
Colaboradores | Lucas Araujo Bonomo André Mateus Netto Spillere |