Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
CNPq/Balcão
Orientador
ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Nucleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Sociologia
Titulo
Reelaboração do Passado: produção da memória, produção do esquecimento, segundo Theodor W. Adorno
Resumo

Esta pesquisa buscou investigar como os conceitos de memória e do esquecimento surgem nos textos de Theodor W. Adorno. Para tanto, foi necessário realizar uma vasta revisão de literatura, adentrando no contexto em que os textos foram escritos, conhecendo a trajetória do autor e sua escola de pensamento, a chamada Teoria Crítica. A preocupação que acontecimentos como os de Auschwitz nunca mais se repitam aparece em diversos de seus escritos, emergindo como um imperativo categórico contra a repetição da barbárie. A ideia da elaboração do passado aparece, então, como uma possibilidade de se evitar tal repetição, por meio da rememoração, da memória que adentra no esclarecimento dos horrores do passado. Por meio de um diálogo com o pensamento marxista e com a psicanálise, Adorno carrega para a Escola de Frankfurt a necessidade de se desenvolver uma Sociologia preocupada com a memória histórica, atentando para o recalque dos acontecimentos do passado, pois, o que é recalcado volta como trauma, por isso a importância de se elaborar o que passou, de recordar para que nunca mais se repita.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212380
Palavras-chave
memória, esquecimento, barbárie, civilização, Teoria Crítica
ColaboradoresMaria da Silva Flores
Gabriella de Paula Mazzitelli

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