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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | CNPq/Balcão |
Orientador | ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | Nucleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC) |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Sociologia |
Titulo | Reelaboração do Passado: produção da memória, produção do esquecimento, segundo Theodor W. Adorno |
Resumo | Esta pesquisa buscou investigar como os conceitos de memória e do esquecimento surgem nos textos de Theodor W. Adorno. Para tanto, foi necessário realizar uma vasta revisão de literatura, adentrando no contexto em que os textos foram escritos, conhecendo a trajetória do autor e sua escola de pensamento, a chamada Teoria Crítica. A preocupação que acontecimentos como os de Auschwitz nunca mais se repitam aparece em diversos de seus escritos, emergindo como um imperativo categórico contra a repetição da barbárie. A ideia da elaboração do passado aparece, então, como uma possibilidade de se evitar tal repetição, por meio da rememoração, da memória que adentra no esclarecimento dos horrores do passado. Por meio de um diálogo com o pensamento marxista e com a psicanálise, Adorno carrega para a Escola de Frankfurt a necessidade de se desenvolver uma Sociologia preocupada com a memória histórica, atentando para o recalque dos acontecimentos do passado, pois, o que é recalcado volta como trauma, por isso a importância de se elaborar o que passou, de recordar para que nunca mais se repita. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212380 |
Palavras-chave | memória, esquecimento, barbárie, civilização, Teoria Crítica |
Colaboradores | Maria da Silva Flores Gabriella de Paula Mazzitelli |