Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | SIMONE MEISTER SOMMER BILESSIMO |
Depto | COORDENADORIA ESPECIAL INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO / CIT/CTS/ARA |
Centro | CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE |
Laboratório | Laboratório de Experimentação Remota |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Sistemas de Computação |
Titulo | Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR |
Resumo | O projeto Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR está inserido no contexto do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu). O InTecEdu é um conjunto articulado de projetos de pesquisa e de extensão que vem sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) de forma processual e contínua desde 2008 e tem como objetivo principal de promover a integração das TIC nos planos de aulas, principalmente de docentes da educação básica, na rede pública, o programa é apoiado em recursos educacionais abertos, software livre e hardware aberto e laboratórios virtuais e remotos. A plataforma VISIR (Virtual Instrument Systems In Reality) baseia-se num laboratório remoto de arquitetura aberta, dedicado a experimentação com circuitos elétricos e eletrônicos. O objetivo deste projeto era propor uma Comunidade de Práticas, seguindo os princípios da Gestão do Conhecimento, para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR. A plataforma Labs4STEAM foi desenvolvida com o uso do Dokuwiki, um software wiki open source que contem um grande número de plug-ins. Este ambiente virtual colaborativo está disponível em inglês, português e espanhol. Atualmente, a plataforma está em operação e pretende-se intensificar sua divulgação, a qual foi iniciada no evento internacional 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Percebe-se que os laboratórios remotos já eram uma tendência antes da Pandemia do Covid-19 e, a partir deste momento, em que o ensino mundial tem estipulado atividades pedagógicas não presenciais, seja pelo ensino remoto emergencial, seja pelo modelo híbrido, devem ser utilizados com maior frequência, principalmente para possibilitar a execução de práticas. Assim, plataformas como a Labs4STEAM são muito úteis, proporcionando um espaço colaborativo visando o compartilhamento de experiências docentes para disciplinas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212094 |
Palavras-chave | VISIR; Comunidade de Práticas; Laboratrios Virtuais e Remotos |
Colaboradores | João Bosco da Mota Alves Juarez Bento da Silva Isabela Nardi da Silva Ladislei Marques Felipe Castro Josiel Pereira |