Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MARINA BAZZO DE ESPÍNDOLA |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Pesquisa e Desenvolvimento de ações educativas ativistas uma Metodologia de Formação de Professores no âmbito do projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã” |
Resumo | Este relatório apresenta uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades pedagógicas das TDIC na constituição de novas formas de aprendizagem na cultura digital, analisa as implicações deste contexto para a formação de professores e apresenta uma proposta formativa vinculada ao Projeto Conexão Escola-Mundo, realizado no Colégio de Aplicação, na Universidade Federal de Santa Catarina, durante o ano de 2019 e 2020. Tem como corpus de análise principal vídeos gravados no final de 2019 em um “Seminário de Avaliação” do projeto onde estavam presentes as professoras e professores do colégio que participaram ativamente do desenvolvimento e ações do projeto, bem como os professores coordenadores e licenciandos vinculados ao projeto. Os principais desafios apontados pelos participantes foram a problematização das TDIC com profundidade dentro da sala de aula e a integração curricular dos conteúdos de direitos humanos e tecnologias digitais, utilização de software livre e as possibilidades mais apresentadas foram o trabalho e construção colaborativa, trabalhar direitos humanos dentro de sala de aula. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212125 |
Palavras-chave | TDIC, formação de professores, educação em direitos humanos, educação hacker |
Colaboradores |