Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | ALDO SENA DE OLIVEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU |
Centro | CENTRO DE BLUMENAU |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Alfabetização científica e tecnológica na infância e a experimentação com crianças |
Resumo | A sociedade contemporânea experimentou nos últimos anos, grandes transformações no campo tecnológico que provocaram importantes mudanças relacionadas à dinamização e ampliação do acesso à informação. Visto que a infância é a época crucial para o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, há a importância da aprendizagem de ciências, tais como a química, que ampliem a visão global da ciência, conduzindo à necessidade de refletir e compreender, desenvolvendo criticidade. Neste projeto foram desenvolvidas atividades voltadas ao tema “Alfabetização Científica e Tecnológica”, cujas ações estiveram voltadas para atividades experimentais inseridas no contexto das Ciências, em particular, na área de Química. Através de experiências, este projeto buscou democratizar o acesso a ciência, instigando a criatividade e curiosidade, inatas às crianças, favorecendo a formação intelectual e crítica. Apesar das barreiras estruturais e políticas, ter acesso à educação científica e tecnológica desde a infância é um direito de todos, que corresponde ao direito e dever de se posicionar, tomar decisões e intervir responsavelmente no meio social. Assim, buscam-se constantemente as contribuições da Ciências, particularmente a Química, para a explicação de fenômenos e para subsidiar o aprendizado de crianças, como uma alternativa para o Ensino e consequentemente para o desenvolvimento infantil. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212194 |
Palavras-chave | alfabetização científica, experimentação, infância, ensino de ciências. |
Colaboradores |