Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTIANE DA COSTA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL / DET/CBLU
Centro
CENTRO DE BLUMENAU
Laboratório
Laboratório de Controle e Processos de Polimerização
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Química
Titulo
Modificação da superfície de membranas poliméricas por tratamento com plasma frio e avaliação do processo de permeação de soluções proteicas
Resumo

Os processos de separação por membrana (PSM) surgiram na década de 70 como uma alternativa às tecnologias de separação convencionais. Nos PSM, é utilizado uma membrana sintética como barreira seletiva para separar, concentrar e purificar substâncias de uma solução.

Um dos problemas relacionados aos PSM é a incrustação (ou fouling), que vem a ser o acúmulo de resíduos rejeitados na superfície das membranas. Esse fenômeno afeta diretamente o tempo de vida útil de cada membrana, e a consequência é um relevante custo operacional na limpeza e/ou troca, que se fazem necessárias periodicamente. Por isso, estudos recentes têm utilizado plasma frio como tratamento para modificar a superfície das membranas e reduzir o fouling.

Neste trabalho, analisou-se o tratamento com plasma a frio, utilizando o ar atmosférico como gás, nas membranas poliméricas de PVDF e PES. O objetivo do trabalho foi, portanto, modificar superfícies de membranas de ultrafiltração - de PVDF e PES - para melhoria da hidrofilicidade das superfícies com tratamento de plasma frio a ar ambiente nos primeiros 7 dias após o tratamento. Este projeto tende a contribuir no avanço da pesquisa de processos de separação por membranas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212234
Palavras-chave
membranas, polímeros, modificação de superfície, incrustação
ColaboradoresIngrid Ramalho Marques

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br