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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | PATRICIA DE OLIVEIRA IUVA |
Depto | DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologia (GEIST) |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Cinema |
Titulo | AUTORIA E AUTONOMIA NARRATIVA EM CRÉDITOS DE ABERTURA |
Resumo | A pesquisa tem como objetivo a problematização da esfera paratextual da sequência de créditos cinematográficos com intuito de estudar suas regras, composições e funcionamento, para, num segundo momento, buscar movimentos de descontinuidade das regularidades discursivas, no âmbito de sua estética e da autoria. Assim, o estudo parte das discussões acerca das teorias do autor no cinema e no audiovisual, direcionando-se para a investigação da funcionalidade hegemônica da forma expressiva das sequências de créditos. Desse modo, os questionamentos balizadores foram: como tais paratextos operam noções de autoria no campo do audiovisual; e que experiências estéticas paratextuais referentes às sequências de créditos irrompem contra as regularidades impostas pelo discurso cinematográfico da transparência. A abordagem teórico-metodológica amparada na arqueologia de Michel Foucault orientou a escolha do corpus para as sequências de créditos de 3 filmes: Irreversível (2002), Enter the Void (2009) e Clímax (2018). Tratam-se de experiências estéticas que tensionam as regularidades discursivas instituídas pelo campo disciplinar dos créditos de abertura através de gestos transgressores de criação com a assinatura autoral do diretor dos filmes: Gaspar Noé. Nesses termos, percebemos que a linguagem cinematográfica é desestabilizada em diversos níveis, inclusive na de seus paratextos (sequências de créditos). No entanto, no âmbito da autoria, tais experiências demonstram que a função-autor ainda recai de modo ostensivo sobre o diretor das obras. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212037 |
Palavras-chave | paratextos, audiovisual, making of, trailer, dialogismo, pos-cinemas |
Colaboradores |