Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
PATRICIA DE OLIVEIRA IUVA
Depto
DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologia (GEIST)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Cinema
Titulo
AUTORIA E AUTONOMIA NARRATIVA EM CRÉDITOS DE ABERTURA
Resumo

A pesquisa tem como objetivo a problematização da esfera paratextual da sequência de créditos cinematográficos com intuito de estudar suas regras, composições e funcionamento, para, num segundo momento, buscar movimentos de descontinuidade das regularidades discursivas, no âmbito de sua estética e da autoria. Assim, o estudo parte das discussões acerca das teorias do autor no cinema e no audiovisual, direcionando-se para a investigação da funcionalidade hegemônica da forma expressiva das sequências de créditos. Desse modo, os questionamentos balizadores foram: como tais paratextos operam noções de autoria no campo do audiovisual; e que experiências estéticas paratextuais referentes às sequências de créditos irrompem contra as regularidades impostas pelo discurso cinematográfico da transparência. A abordagem teórico-metodológica amparada na arqueologia de Michel Foucault orientou a escolha do corpus para as sequências de créditos de 3 filmes: Irreversível (2002), Enter the Void (2009) e Clímax (2018). Tratam-se de experiências estéticas que tensionam as regularidades discursivas instituídas pelo campo disciplinar dos créditos de abertura através de gestos transgressores de criação com a assinatura autoral do diretor dos filmes: Gaspar Noé. Nesses termos, percebemos que a linguagem cinematográfica é desestabilizada em diversos níveis, inclusive na de seus paratextos (sequências de créditos). No entanto, no âmbito da autoria, tais experiências demonstram que a função-autor ainda recai de modo ostensivo sobre o diretor das obras.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212037
Palavras-chave
paratextos, audiovisual, making of, trailer, dialogismo, pos-cinemas
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br