Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
NEIVA DE ASSIS
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia
Titulo
EDUCAÇÃO, CIDADES E SUBJETIVIDADES – (re)conhecendo Florianópolis
Resumo

O projeto “Educação, cidades e subjetividades - (re)conhecendo Florianópolis” tem como temática principal as possibilidades de educação com jovens para além dos espaços formais. O objetivo principal da pesquisa é investigar oportunidades educadoras na cidade aos jovens que se configuram como alternativas à escolarização formal. Após realizar um mapeamento de experiências de educação não formal para jovens na cidade de Florianópolis, iniciamos uma aproximação com o Morro da Queimada e, mais especificamente, com o Grupo Mittos,  que promove oficinas de arte e cultura no Morro desde 1995 de forma autônoma e independente.

Ao longo do ano duas linhas de pesquisa foram desenvolvidas dentro do projeto, são elas: “Educação não formal: Cidades educadoras e a experiência de Florianópolis” e “O que dizem sobre o Morro da Queimada em Florianópolis? Discursos sobre o território em publicações científicas”. A primeira com o objetivo de investigar os discursos e significados do programa governamental Cidades Educadoras para a comunidade local a partir dos documentos oficiais de apresentação do projeto, tendo como resultados parciais a identificação no documento de uma desarticulação entre os objetivos previstos de participação da comunidade e os mecanismos metodológicos apresentados para assegurar esta participação e o reconhecimento do entendimento de educação a partir de uma concepção compensatória. A segunda linha teve como objetivo investigar e analisar os discursos presentes nas publicações disponíveis na base de dados do Google Acadêmico sobre a comunidade da Queimada, obtendo como resultados até o momento três categorias de análise que foram discutidas, a saber: a caracterização do território a partir de suas características físicas e de irregularidades fundiárias e a percepção de precariedade sobre o lugar. Não obstante, ao longo da pesquisa outros elementos que destacam a participação política da comunidade também apareceram, havendo necessidade de mais análises.

 

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211968
Palavras-chave
educação, cidade e jovens.
ColaboradoresRodrigo Antonio Toso

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