Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | NEIVA DE ASSIS |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
Titulo | EDUCAÇÃO, CIDADES E SUBJETIVIDADES – (re)conhecendo Florianópolis |
Resumo | O projeto “Educação, cidades e subjetividades - (re)conhecendo Florianópolis” tem como temática principal as possibilidades de educação com jovens para além dos espaços formais. O objetivo principal da pesquisa é investigar oportunidades educadoras na cidade aos jovens que se configuram como alternativas à escolarização formal. Após realizar um mapeamento de experiências de educação não formal para jovens na cidade de Florianópolis, iniciamos uma aproximação com o Morro da Queimada e, mais especificamente, com o Grupo Mittos, que promove oficinas de arte e cultura no Morro desde 1995 de forma autônoma e independente. Ao longo do ano duas linhas de pesquisa foram desenvolvidas dentro do projeto, são elas: “Educação não formal: Cidades educadoras e a experiência de Florianópolis” e “O que dizem sobre o Morro da Queimada em Florianópolis? Discursos sobre o território em publicações científicas”. A primeira com o objetivo de investigar os discursos e significados do programa governamental Cidades Educadoras para a comunidade local a partir dos documentos oficiais de apresentação do projeto, tendo como resultados parciais a identificação no documento de uma desarticulação entre os objetivos previstos de participação da comunidade e os mecanismos metodológicos apresentados para assegurar esta participação e o reconhecimento do entendimento de educação a partir de uma concepção compensatória. A segunda linha teve como objetivo investigar e analisar os discursos presentes nas publicações disponíveis na base de dados do Google Acadêmico sobre a comunidade da Queimada, obtendo como resultados até o momento três categorias de análise que foram discutidas, a saber: a caracterização do território a partir de suas características físicas e de irregularidades fundiárias e a percepção de precariedade sobre o lugar. Não obstante, ao longo da pesquisa outros elementos que destacam a participação política da comunidade também apareceram, havendo necessidade de mais análises.
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211968 |
Palavras-chave | educação, cidade e jovens. |
Colaboradores | Rodrigo Antonio Toso |