Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | FABIANE BARRETO VAVASSORI BENITTI |
Depto | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA / INE/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | Laboratório de Engenharia de Software e Banco de Dados |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Ciência da Computação |
Titulo | Engenharia de Requisitos: potencializando o ensino/aprendizagem com objetos de aprendizagem |
Resumo | A Engenharia de Requisitos se ocupa em identificar, analisar, documentar e gerenciar os requisitos de um software, sendo esta uma fase importante no processo de desenvolvimento de um software. Diversas técnicas e métodos de elicitação, análise e especificação facilitam realizar a obtenção e gerenciamento dos requisitos. Porém, atualmente, boa parte dos projetos de software que falham com o cumprimento de prazos e orçamentos, ocorrem por falhas nos requisitos, já que esses são custosos de corrigir. Devido ao difícil aprendizado dessas técnicas que vêm sendo feitas normalmente através somente de maneira teórica, a documentação de requisitos acaba sendo realizada de maneira inadequada durante o processo de desenvolvimento. Desta forma, o presente projeto propõe, descreve e tem como resultado a criação de um jogo digital em plataforma mobile para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da engenharia de requisito pelo meio das histórias de usuário, a fim de formar colaboradores na área da Tecnologia da Informação com mais qualidade. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212352 |
Palavras-chave | Jogo, Ensino-aprendizagem, Engenharia de Requisitos, Especificação, História de Usuário |
Colaboradores |