Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
FABIANE BARRETO VAVASSORI BENITTI
Depto
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA / INE/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Engenharia de Software e Banco de Dados
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Ciência da Computação
Titulo
Engenharia de Requisitos: potencializando o ensino/aprendizagem com objetos de aprendizagem
Resumo

A Engenharia de Requisitos se ocupa em identificar, analisar, documentar e gerenciar os requisitos de um software, sendo esta uma fase importante no processo de desenvolvimento de um software. Diversas técnicas e métodos de elicitação, análise e especificação facilitam realizar a obtenção e gerenciamento dos requisitos. Porém, atualmente, boa parte dos projetos de software que falham com o cumprimento de prazos e orçamentos, ocorrem por falhas nos requisitos, já que esses são custosos de corrigir. Devido ao difícil aprendizado dessas técnicas que vêm sendo feitas normalmente através somente de maneira teórica, a documentação de requisitos acaba sendo realizada de maneira inadequada durante o processo de desenvolvimento. Desta forma, o presente projeto propõe, descreve e tem como resultado a criação de um jogo digital em plataforma mobile para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da engenharia de requisito pelo meio das histórias de usuário, a fim de formar colaboradores na área da Tecnologia da Informação com mais qualidade.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212352
Palavras-chave
Jogo, Ensino-aprendizagem, Engenharia de Requisitos, Especificação, História de Usuário
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br