Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
EVANGELIA KOTZIAS ATHERINO DOS SANTOS
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Laboratório de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido (GRUPESMUR)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Saúde Materno-Infantil
Titulo
Estudo multicêntrico de avaliação do cumprimento da Norma Brasileira para Lactentes - Etapa 3
Resumo

Introdução: A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) é um conjunto de regulamentações sobre a sobre a promoção comercial e rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças até três anos. Observa-se um alto índice de infrações a estas regulamentações por parte de empresas e do comércio, sendo necessária a compreensão das estratégias de marketing utilizadas e da influência das propagandas sobre as mães. Esta pesquisa está inserida na Etapa 3 do Estudo Multicêntrico de avaliação do cumprimento da NBCAL. Objetivo: Avaliar a percepção das mães sobre a influência do marketing nas escolhas relacionadas à alimentação dos seus filhos durante seus primeiros anos de vida, e avaliar a percepção dos gestores de vigilância sanitária sobre a fiscalização da NBCAL, na cidade de Florianópolis. Metodologia: Qualitativo, descritiva-exploratória. Participaram 28 mulheres moradoras de Florianópolis. Realizadas entrevistas individuais e um grupo focal, entre outubro/2019 e março/2020. Realizada Análise de Conteúdo de Bardin. Devido ao período de pandemia, não foi possível realizar uma das sessões de grupo focal e as entrevistas com os gestores de vigilância sanitária. Resultados: A análise resultou nos tópicos: Caracterização sociodemográfica das participantes e Percepção materna sobre a alimentação de seus filhos. As principais motivações para o uso de fórmulas, leites, bicos e mamadeiras foram a percepção materna de que a criança estaria precisando destes produtos e a necessidade de retorno ao trabalho. O que mais influenciou as mães a escolher determinadas marcas foi o preço baixo, a indicação profissional e o modelo. Conclusão: A publicidade dos alimentos e produtos destinados aos lactentes e crianças de primeira infância exerce influência na decisão final de compra das mães, mostrando que é necessária uma maior fiscalização quanto ao cumprimento da NBCAL no Brasil.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212122
Palavras-chave
Aleitamento materno, Saúde da criança, Fórmulas infantis, Publicidade de alimentos
Colaboradores

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