Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MAURO LUIS VIEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Estudo e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
Titulo | Parentalidade e desenvolvimento sócio-emocional infantil - Parentalidade e temperamento infantil: considerações teóricas e metodológicas |
Resumo | As características temperamentais da criança afetam a qualidade da parentalidade exercida pelas figuras parentais. O objetivo deste estudo foi analisar a literatura científica nacional e internacional sobre as associações entre a parentalidade e o temperamento infantil em estudos com famílias de crianças de 4 a 7 anos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura publicada entre 2015 a 2020 nas bases de dados BVS-PSI, Portal Regional da BVS, MEDLINE Complete, Academic Search Premier, SocINDEX with Full Text, SCOPUS, ScienceDirect, PsycInfo e PsycArticles, partir das palavras-chave parenting, child temperament e infant temperament. Selecionou-se 41 artigos para compor o corpus final de análise. Os resultados indicaram a predominância de estudos norte-americanos e europeus, com método transversal, delineamento quantitativo, uso de questionários e participantes mães como respondentes. O referencial teórico-metodológico utilizado para avaliar a parentalidade mostrou-se diversificado, enquanto o Modelo Psicobiológico de Rothbart destacou-se na avaliação do temperamento infantil. Nenhum estudo brasileiro foi encontrado. Constatou-se que o temperamento infantil possui influencias direta e indireta na parentalidade e os efeitos dessa relação, na maioria dos estudos, reverberou no desenvolvimento infantil. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211995 |
Palavras-chave | Parentalidade, Temperamento, Desenvolvimento Infantil, Revisão Sistemática. |
Colaboradores |