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| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | MAURO LUIS VIEIRA |
| Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
| Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
| Laboratório | Núcleo de Estudo e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
| Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
| Titulo | Parentalidade e desenvolvimento sócio-emocional infantil - Parentalidade e temperamento infantil: considerações teóricas e metodológicas |
Resumo | As características temperamentais da criança afetam a qualidade da parentalidade exercida pelas figuras parentais. O objetivo deste estudo foi analisar a literatura científica nacional e internacional sobre as associações entre a parentalidade e o temperamento infantil em estudos com famílias de crianças de 4 a 7 anos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura publicada entre 2015 a 2020 nas bases de dados BVS-PSI, Portal Regional da BVS, MEDLINE Complete, Academic Search Premier, SocINDEX with Full Text, SCOPUS, ScienceDirect, PsycInfo e PsycArticles, partir das palavras-chave parenting, child temperament e infant temperament. Selecionou-se 41 artigos para compor o corpus final de análise. Os resultados indicaram a predominância de estudos norte-americanos e europeus, com método transversal, delineamento quantitativo, uso de questionários e participantes mães como respondentes. O referencial teórico-metodológico utilizado para avaliar a parentalidade mostrou-se diversificado, enquanto o Modelo Psicobiológico de Rothbart destacou-se na avaliação do temperamento infantil. Nenhum estudo brasileiro foi encontrado. Constatou-se que o temperamento infantil possui influencias direta e indireta na parentalidade e os efeitos dessa relação, na maioria dos estudos, reverberou no desenvolvimento infantil. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211995 |
| Palavras-chave | Parentalidade, Temperamento, Desenvolvimento Infantil, Revisão Sistemática. |
| Colaboradores |
